segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ÁRVORES DA CAATINGA: O UMBUZEIRO


O UMBUZEIRO

Nome botânico: Spondias tuberosa Arruda
Família: Anacardiaceae
Nomes populares: umbu, imbu, embu, imbuzeiros, umbuzeiro. Todos são corruptelas da palavra indígena y-mb-ú, que significa "árvore que dá de beber" em alusão à água que a planta acumula em suas raizes.
É uma árvore de pequeno porte em torno de 6m de altura, de tronco curto, esparramada, copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15m projetando sombra densa sobre o solo, vida longa (100 anos). É planta xerófila. Suas raízes superficiais exploram 1m de profundidade, possuem túbera ou batata, conhecida como xilopódio que é constituído de tecido lacunoso que armazena água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, entre outras. O caule, com casca cor cinza, tem ramos novos lisos e ramos velhos com casca externa morta que se destaca; as folhas são verdes, alternas, compostas, imparipenadas, as flores são brancas, perfumadas, melíficas, agrupadas em panícula de 10-15cm de comprimento. O fruto - umbu ou imbu - é uma drupa, com diâmetro médio 3,0cm, peso entre 10-20 gramas, forma arredondada a ovalada, é constituído por casca (22%), polpa (68%) e caroço (10%). Sua polpa é quase aquosa quando madura. Semente arredondada a ovalada, peso de 1 a 2,0 gramas e 1,2 a 2,4cm de diâmetro, quando despolpada. O fruto é muito perecível. Essa é a descrição científica do umbuzeiro.O umbuzeiro está muito envolvido com a cultura do nordestino. Euclides da Cunha quando da sua passagem pelo nordeste assim o descreveu: "É a árvore sagrada do sertão. Sócia fiel das rápidas horas felizes e longos dias amargos dos vaqueiros. Representa o mais frisante exemplo de adaptação da flora sertaneja... desafiando as secas duradouras, sustentando-se nas quadras miseráveis mercê da energia vital que economisa nas estações benéficas, das eservas em grande cópia nas raizes. E reparte-as com o homem...Alimenta-o mitiga-lhe a sede. Abre-lhe o seio acariciador e amigo, onde os ramos recursos e entrelaçados parecem de proósito feitos para a armação das redes bamboantes. E ao chegarem os tempos felizes dá-lhe os frutos de sabor exquisito para o preparo da umbusada tradicional".
Mas, para nós de Xiquexique o umbuzeiro é muito mais do que isso. O umbuzeiro é um referencial para todos os habitantes. Desde a mais tenra idade nos acostumamos a consumir a sua fruta, o umbu, nas mais diversas formas. Tanto a fruta ao natural quanto após processada e transformada em doces, refrescos, sorvetes, umbuzadas, etc. No final de cada ano, é grande a quantidade de umbu vendida no mercado municipal e também de porta em porta pelas pessoas de menor renda que precisam de um dinheiro extra. Diariamente famílias inteiras se embrenham na caatinga a cata de umbu.
Mas, bom mesmo era quando a gente, em plena adolescencia se embrenhava na Caatinga para apanhar umbu. Ia-se de carro, de bicicleta e até mesmo a pé, cada um com uma pequena vazilha ou depósito que pudesse retornar com ele cheio de umbu, isso após ficar saciado de chupar a fruta em baixo do umbuzeiro. Naquele tempo, buscar umbu na Caatinga era uma ciência, pois havia umbus de muitas variedades, uns doces, outros azedos, outros peludos, uns grandes e outros pequenos. Assim necessário se tornava a companhia de alguem que conhecesse o caminho e o local dos bons frutos para que se encontrasse os umbus desejados por todos: grandes e doces.
Encontrado o umbuzeiro cada um providenciava encher o recepiente trazido e então sentar embaixo da árvore e chupar umbu até ficar com os dentes embotados.
Quem de nós em Xiquexique não passou pela experiência de ir buscar umbu na Caatinga?JMC/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário