terça-feira, 24 de novembro de 2009

Zélia Jacobina - Artista Plástica

A ARTISTA PLÁSTICA ZÉLIA JACOBINA

A nossa Xiquexique (BA) sempre foi pródiga de pessoas dedicadas às artes. Todos os que ali nasceram conhecem o famoso JOSÉ ROLDÃO o artista dos pinceis que se notabilizou pelas pinturas realizadas no interior das melhores residências da cidade. O dom artístico de JOSÉ ROLDÃO foi herdado por sua filha IRIS ROLDÃO que, sendo mulher da primeira metade do sec. XX dedicou-se às artes que poderiam ser realizadas no interior da sua residência. Era excelente restauradora de pinturas velhas na grande maioria feitas em obras sacras. Entre as suas grandes realizações consta a restauração da pintura da imagem do Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade, aquele grande crucifixo que fica no altar mor da Igreja. Destacou-se, ainda com as decorações feitas em peças de alumínio, geralmente copos, utilizando apenas um estilete pontiagudo de aço. Nesse trabalho em alumínio não deixou sucessor. Como não poderia deixar de ser está em franca atividade a terceira geração dos Roldões, na figura de ROLDÃO NETO, filho de Iris e neto do velho José Roldão. Esse jovem artista dedica-se à arte escultural e é o autor de várias obras distribuídas em alguns municípios vizinhos, destacando-se dentre elas, a escultura de um pescador colocada em um pedestal na entrada da cidade de Xiquexique.
Agora, enriquecendo a plêiade de artistas locais, surge a nossa conhecidíssima ZÉLIA JACOBINA que está se destacando como uma grande pintora dando ênfase a motivos regionais. Zélia Jacobina, em setembro próximo passado participou da 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em Xiquexique, no Colégio Modelo, ocasião em que teve participação decisiva no debate sobre a Semana da Arte, a valorização do artista, a cultura popular e outros temas importantes.
Zélia Jacobina expõe os seus trabalhos no atelier “Artesanato Jacobina”, situado na Av. Rio Branco, 80, Xiquexique (BA), onde aguarda sua visita que para ela é de suma importância. Não deixem de visitar o atelier de Zélia Jacobina, pois além da oportunidade de poder adquirir uma bela obra de arte para expor na sua residência, estará prestigiando uma excelente artista local que precisa do apoio moral e material para, dignamente, continuar divulgando o seu trabalho e prestigiando o nome de Xiquexique onde quer que exponha as suas obras.
Zélia Jacobina estudou o Primário nas Escolas Reunidas César Zama, em Chique-Chique e formou-se em Professora no Colégio Santa Eufrásia na cidade da Barra (BA). Com a chegada da Escola Polivalente de Xiquexique, em 1971, concorreu e foi aprovada em concurso público para professora do Polivalente onde exerceu, durante vários anos, o magistério com muita competência chegando à função de Diretora-Geral daquele Colégio.
Ao se aposentar, para não ficar na inatividade, Zélia Jacobina tem se dedicado às artes plásticas, criando inúmeros trabalhos. Muitos destas obras de arte estão enfeitando espaços e galerias nas cidades brasileiras.
A partir de hoje e nas próximas semanas estaremos divulgado alguns trabalhos da artista plástica Zélia Jacobina para conhecimento dos leitores do Blog XIQUEXIQUE.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário