sábado, 19 de dezembro de 2009

Fotos Antigas: Esc. Reunidas Cézar Zama

ESCOLAS REUNIDAS CÉZAR ZAMA

Somente em 1871 Xiquexique veio a contar com uma escola primária pública, instalada pelo Presidente da Bahia, Cel. Francisco Gonçalves Martins e, dedicada exclusivamente ao sexo feminino. O imóvel onde funcionou essa primeira escola ficava na Rua dos Aflitos. A partir desse marco, outras escolas foram sendo fundadas em Xiquexique, todas particulares e funcionando precariamente nas residências dos professores, que eram leigos.
Somente no dia 07 de setembro de 1937 Xiquexique passou a contar com uma escola pública decente tendo para isso sido construído na Avenida J.J. Seabra um prédio confortável e relativamente grande para a cidade de então, com 4 amplas e arejadas salas de aulas permitindo que durante o dia pudessem funcionar 8 turmas de alunos. O imóvel construído para abrigar a escola dispunha de todas as instalações necessárias, tendo recebido o nome de Escolas Reunidas Cezar Zama, mas, ficando conhecido em toda a cidade como “O PRÉDIO”.
No PRÉDIO estudou praticamente todos os xiquexiquenses com mais de 60 anos, pois, até o ano de 1950 era a única escola pública estadual que funcionava na cidade. Era uma honra para a professora primária se formar e conseguir uma sala de aula no “Prédio”. Normalmente as professoras formadas no decorrer da década de 1960 eram nomeadas para lecionarem nos distritos ou davam aulas em salas adaptadas nas próprias residências.
As fotos acima foram obtidas no dia da inauguração vendo-se na sperior os cidadãos de paletó e gravata aguardando a apresentação coreográfica que foi apresentada pelas crianças de Xiquexique. A segunda foto mostra a imponência do imóvel recém construído.

OBS.: O patrono do PRÉDIO Aristides Cézar Spínola Zama, nasceu na cidade de Caitité (BA), filho único de mãe brasileira e pai o italiano. Foi médico, tendo se destacado nos serviços hospitalares durante a Guerra do Paraguai, Deputado Federal pela Bahia e grande escritor tendo sido o primeiro, em 1899 a denunciar o massacre de Canudos como "o requinte da perversidade humana", uma guerra onde a instituição criada para defender o povo brasileiro era enviada para assassinar este mesmo povo - como descreve. Historiador publicou “Os Três Grandes Oradores da Antiguidade” e “Os Três Grandes Capitães da Antiguidade”. Cezar Zama é, também nome de rua em Salvador (BA) e de Avenida no Rio de Janeiro (RJ).
Contrastando com o imponente Fórum Ruy Barbosa de Salvador, o maior fórum da Bahia fora da capital, na sua terra natal
Caetité, tem o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário