terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Residências Clássicas : Profa. Maria Custódio

RESIDÊNCIA DA PROFA. MARIA CUSTÓDIO CHAVES




A Professora Maria Custódio Chaves, nasceu em Xiquexique (BA), no dia 13.12.1912 e faleceu no dia 07.12.1903, estando os seus restos mortais sepultados na sua cidade natal. Era filha de José Custódio de Moraes e de D. Josefa Martinha de Queiroz Moraes, ambos naturais da cidade de Sento-Sé (BA).
A Profa. Maria Custódio foi a única filha do casal que conseguiu estudar, coisa rara para uma mulher nascida no início do sec.XX. Após concluir o primeiro grau em escolas particulares de Xiquexique, submeteu-se ao exame de admissão no Colégio Santa Eufrásia na cidade da Barra (BA)., onde colou grau como Professora no ano de 1934, aos 22 anos de idade. Começou o seu magistério na Vila de Marrecas, atual Iguira e, quando, em 1937 foi inaugurado o "Escolas Reunidas Cézar Zama", coube-lhe assumir uma das salas de aulas, onde permaneceu como titular daquele Estabelecimento de Ensino até a sua aposentadoria.
Professora de centenas de alunos durante várias décadas, a Profa. Maria Custódio (que os mais íntimos tratavam afetuosamente como Profa. Nenem), sempre desfrutou do carinho de todos os que com ela tiveram contato durante o curso primário, principalmente nos últimos anos de vida, quando, já aposentada e passando dos 80 anos, sentada, à noite, na calçada de sua residência, recebia carinhosos cumprimentos de todos os que por ali passavam.
Quando do seu falecimento, por ser a decana da Pia União das Filhas de Maria, pois desde 1931 pertencia e esse grupo de oração, recebeu todo a atenção e o carinho das confrades, que vestidas a caráter, tomaram o encargo de levar o corpo da irmã mais velha ao cemitério. Foi um ritual muito bonito.
Em reconhecimento pela grande contribuição que a Profa. Maria Custódio deu à cultura de Xiquexique, durante as décadas em que se dedicou ao magistério, a Prefeitura de Xiquexique, na gestão do Prefeito Carlos Santos e numa justa homenagem, através da Lei Municipal nº 274, de 01.09.1987, denominou a grande escola municipal situada no bairro de Santa Marta, de "Escola Maria Custódio Chaves".
A Profa. Maria Custódio sempre residiu na Praça D. Máximo, 132, cujo imóvel construído na década de 1930, continua, ainda no domínio dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário