sábado, 23 de janeiro de 2010

Pessoas que fizeram Xiquexique - Dr. Hélcio Bessa

HÉLCIO GUIMARÃES BESSA

Hélcio Guimarães Bessa nasceu em Xiquexique no dia 14.07.1930, filho de Rodrigo Alves Bessa e de Alexandrina Guimarães Bessa. Fez o curso Primário na Escolas Reunidas César Zama, inaugurado no dia 07 de setembro de 1937, como aluno da professora Honesinda Teixeira da Rocha, emérita mestra de Xiquexique. Concluído o curso primário Hélcio foi para a cidade do Salvador, capital do estado da Bahia, onde concluiu os cursos Ginasial e Científico, cidade onde prestou exame vestibular para a Faculdade de Medicina tendo se graduado como médico em 10.12.1954. Paralelo ao Curso de Medicina, que concluiu com brilhantismo Hélcio Bessa ainda encontrava tempo para participar de jogos de futebol pelo Esporte Clube Bahia do qual era titular do time juvenil e, ao se formar em medicina foi convidado para ser titular do time principal.
Junto com o convite do Esporte Clube Bahia, Hélcio Bessa, agora já graduado em Medicina, também foi convidado pelo Dr. Euríclides de Jesus Zerbine, que uma década e meia mais tarde ficaria mundialmente famoso como cardiologista, para compor a sua equipe na cidade de São Paulo. O médico Hélcio Bessa havia estagiado e impressionado grandemente o cirurgião paulista. Refletindo sobre os dois convites, Hélcio decidiu retornar à sua terra, Xiquexique e dedicar toda sua vida profissional aos seus conterrâneos.
No dia 07 de janeiro de 1960 Hélcio Bessa assumiu a vice-direção do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, permanecendo neste cargo até março de 1966 quando assumiu o cargo de diretor do Colégio função que permaneceu até o dia 07 de abril de 1973, tendo sido considerado pelos xiquexiquenses como o diretor mais importante do referido Colégio. Foi na sua gestão que o Colégio Municipal começou a comemorar o 02 de Julho – data da Independência da Bahia.
A paixão pelo futebol o levou a construir o Estádio Municipal, anexo ao Colégio que, contra sua vontade, mas por pressão dos conterrâneos foi batizado como Estádio Municipal Doutor Hélcio Bessa e inaugurado no dia 21 de setembro de 1967, com uma grande Festa da Primavera e um jogo amistoso da Seleção da cidade contra o Caiano Futebol Clube, time da cidade de Petrolina (PE),tendo o time visitando vencido por 2x1.
Em 06.09.1981, inaugurou a sua clínica particular denominada de “Clínica Alexandrina Bessa” em homenagem à sua genitora, empreendimento que administrou junto com sua mulher, também médica, Dra. Joselita Bastos Bessa com quem se casou no dia 06.04.1958.
Sem nenhuma aptidão política partidária, em 1976, por insistência de parentes resolveu lançar-se candidato a vice prefeito de Xiquexique, na chapa encabeçada pelo Dr. Reinaldo Teixeira Braga, vencendo as eleições daquele 15.11.1976.
Com a renúncia do Dr. Reinaldo Braga, em maio/1982, para concorrer a uma vaga de deputado estadual o Dr, Hélcio Bessa, assumiu o cargo de Prefeito Municipal até o dia 31 de janeiro de 1983, quando retomou sua rotina profissional. O Doutor Hélcio Bessa faleceu no dia 05 de janeiro de 1998, estando sepultado na cidade de Xiquexique.


2 comentários:

  1. Obrigada pela postágem.
    Eu fui aluna de Dr. Bessa (na década de 60/70) e nao esqueco a dedicacao dele por todos nós, nao só como diretor do colégio mas também como médico.
    Eu moro na Alemanha desde os 20 anos, porém nao esqueco aquela terrinha q considero parte de mim.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Juarez,
    Passei um dos melhores dias de minha vida em Xique-Xique. Trabalhei no Baneb , naquele predio que aparece na foto, esquina de Luiz Bessa. Fui colega de Zezé Custodio(Zé galinha),eu e Iêdo que arrumamos o casamento com Gerlice, de Abvalho, Evandro capenga, o gordo, Ademar José Chastinet, Iêdo, Pestalozi, Zé Arly, o sapinha.
    Por favor mande noticia de Zeze e sua familia, de Conceição Barreto, Ceiça filha de Tiburtino, de Zilaita, Zileide, Custodinha,Luzia filha de Chiquinho Bibi, em fim mande noticia daquela cidade, das pessoas dessa época.

    ResponderExcluir