domingo, 31 de janeiro de 2010

Pessoas que fizeram Xiquexique - Zulmira Marçal

Nasceu a Srta.Zulmira Marçal da Silva, na vila de Marrecas – atual povoado de Velha Iguira –, município de Xiquexique (BA), filha de José Marçal da Silva e de Júlia Rosa da Silva. Zulmira ou ‘Zu’, como os familiares e os amigos próximos a chamam carinhosamente –, é descendente de Marçal Ferreira dos Santos e de Josefa Ferreira de Brito, sendo esta, neta de Alberto Pires de Carvalho e da índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, fundadores, no ano de 1765, das Fazendas Marrecas e Riacho Grande, que, a partir do dia 06 de julho de 1832, passaram cosntituiram-se como distritos do município de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, província da Bahia. Zulmira é irmã de Francisco Marçal da Silva, prefeito municipal entre 1959 e 1963 e Aristóteles Marçal da Silva, vereador na legislatura 1959-1963. Entre as suas muitas ocupações profissionais, Zulmira exerceu a função de oficial do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais da vila de Marrecas, auxiliar administrativa da Coletoria Estadual de Chique-Chique, datilógrafa da Prefeitura Municipal de Chique-Chique, tesoureira da Prefeitura Municipal de Chique-Chique, durante a administração do prefeito José Peregrino de Souza, entre 1955 e 1959 e auxiliar operacional de laboratório clínico. Zulmira Marçal da Silva se aposentou no dia 28 de novembro de 1978.
No entanto, Zulmira tem mesmo se destacado e adqurido o respeito e carinho do povo de Xiquexique é no atendimento domiciliar de todos aqueles que precisam de um medicamento injetado ou de uma palavra de apoio. Especializou-se em aplicar enjeções e, quando ainda não existiam seringas descartáveis, Zulmira não saía à rua sem estar com o seu "estojo" de injeção pronto para um chamado de emergência.
Zulmira é gente muito querida e que todos conhecem.

OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique". Ed. 1999. Autor: Cassimiro Machado Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário