quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pessoas que fizeram Xiquexique: Eufrosina Camandaroba dos Santos


Profa. Eufrosina Camandaroba dos Santos

Nasceu no dia 15 de fevereiro de 1919, na Faz. Alto Formoso, Xiquexique (BA), filha de Antonio Luiz Camandaroba e de D. Maria de Morais Camandaroba. A sua primeria professora, aos seis anos de idade, foi D. Doninha Soares, na cidade da Barra, sendo, também, aluna da professora Francisca Soares Ventura Esteves, tendo continuado os estudos no Colégio Santa Eufrásia, das freiras, na mesma cidade da Barra, onde colou grau de Professora em dezembro de 1940.
A Professora Eufrosina teve uma longa caminhada no campo do magistério tendo começado a reger sala de aula logo após a formatura e, incansavelmente lecionou no distrito barrense de Barreirinhas, na cidade de Serra Dourada, vindo em seguida para a cidade de Xiquexique onde juntamente com outras eméritas professoras passaou a integrar a equipe responsável pelo Curso Primário ministrado nas Escolas Reunidas Cezar Zama.
Já como professora do Cezar Zama, foi convidada pelo Dr. Clodoaldo Avelino (Dr. Dôzinho) para dirigir a Escola José Petitinga, por ele fundada e pertencente ao Centro Espírita José Petitinga, tendo mais tarde retornado ao Grupo Escolar Cézar Zama onde exerceu as atividades de regente de Curso Infantil, coordenadora do ensino religioso e Delegada Escolar, tendo atuado na área da educação até a sua aposentadoria ocorrida em junho de 1981.
A Profa. Eufrosina Camandaroba dos Santos se casou com o Sr. Francolino José dos Santos, no dia 13 de fevereiro de 1948, em cerimônia realizada no Fórum Rui Barbosa, de Salvador, prestigiada pelos xiquexiquenses Luiz Alves Bessa, João Rodrigues Soares, Marinho Carvalho, José Peregrino de Souza, Samuel Soares, Custódio Moraes, Aurélio Miranda e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário