quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pessoas que fazem Xiquexique: CASSIMIRO MACHADO NETO


CASSIMIRO MACHADO NETO

O nosso Historiador, Pesquisador e Professor CASSIMIRO MACHADO NETO nasceu no dia 08.01.1944, no distrito de Tiririca, quando ainda pertencia a Xiquexique, filho do Sr. Nemésio Pereira Machado e de D. Ercília Carvalho Machado. Cassimiro ou ‘Neto’, como também é conhecido, tem como ancestrais Venceslau Pereira Machado e Francisca Pereira Machado, casal fundador da cidade de Uibaí (BA), José Pereira Machado da Rocha e Maria Pereira Machado da Rocha, fundadores da vila de Ibitunane, Gentio do Ouro (BA) e Alberto Pires de Carvalho e Felícia Pires de Carvalho, fundadores, da cidade de Itaguaçu da Bahia.
Órfão de mãe aos 6 anos foi morar com os avós paternos com quem residiu até o ano de 1957, quando, junto com o pai, os irmãos e a madrasta embarcou no vapor Cordeiro de Miranda, com destino a Pirapora (MG) e de lá seguiram de trem para a cidade de São Paulo cumprindo o tradicional êxodo nordestino, onde, trabalhando e estudando, concluiu o curso Primário. Em dezembro de 1960 a família se mudou para a recém inaugurada Brasília e foram residir na cidade satélite do Núcleo Bandeirante, onde o nosso historiador continuou com seus estudos. Em 1964, Cassimiro já residia na cidade de Feira de Santana (BA), estudando no Instituto Bíblico Batista do Nordeste (IBBN). Em 1967, residindo na cidade de Queimadas (BA), começou a lecionar as disciplinas História e Geografia, nas quatro séries do curso ginasial, no Ginásio Municipal de Queimadas. No ano de 1968, residindo na cidade de São Luiz de Montes Belos (GO), passou a lecionar História e Geografia para turmas de ginásio e de curso para Formação do Magistério Primário, no Colégio Estadual daquela cidade.
Cumulando com as funções de professor, na década de 1969/1979, Cassimiro iniciou um trabalho de evangelização na Missão Batista, na vila Dimas, em Taguatinga (DF) mantido pela 1ª Igreja Batista de Brasília. Em julho de 1970, ja residindo em Ipupiara (BA), o nosso professor aceitando convite do Prefeito Municipal passou a lecionar o curso de Admissão ao Ginásio, para 110 estudantes da cidade, possibilitando, com isso a abertura do curso ginasial de Ipupiara, em março de 1971, tendo permanecido ministrando aulas naquele Município até o primeiro semestre do ano de 1975. De julho e dezembro de 1975, já residindo na cidade Wanderley (BA) dirigiu o Centro Educacional Professor Folk Rocha, tendo ali permanecido até o inal do ano de 1976. Em 21 de agosto de 1979, Cassimiro regressou à cidade de Central (BA), onde chegou a lecionar no Centro Educacional Cenecista e na Escola Professor Rosalvo Ferreira dos Santos, tendo em 1981 se transferido para Xiquexique (BA), onde fundou o Colégio Treze de Junho, que funcionou até dezembro de 1997. No dia 1º de julho de 1985, Cassimiro Machado Neto ingressou, por concurso, na rede estadual de Educação da Bahia, tornando-se membro dos corpos docentes de várias Instituições de ensino nas cidades de Xiquexique (BA) e Salvador (BA). No dia 19 de dezembro de 1987, o Professor Cassiniro, lançou em noite de autógrado realizada no Carranca Grande Hotel, o livro "Ecos Esparsos", e, em outubro de 1999, ao lançar a sua obra inédita "Um Sorriso Novo", relança, também, em segunda edição o seu já famoso "Ecos Esparsos", como que se preparando para o dia 29 de dezembro de 1999, quando lança em noite de gala no salão nobre da Câmara Municipal de Xiquexique, a sua obra prima "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique". Continuando a sua sina de escritor e pesquisador da sua terra natal Xiquexique, publica, em abril de 2000, o I Volume de mais uma grande obra sobre a cidade "Memória Viva de Chique-Chique". Incansável na escrita, o Professor em novembro de 2008, lança, em pleno campus da Universidade Estadual da Bahia, mais uma obra da sua lavra "Geração Letras".
Em dezembro de 2002, o professor Cassimiro foi aprovado em vestibular da Universidade do Estado da Bahia–UNEB, em Xiquexique, para a primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Letras Vernáculas e Literaturas da Língua Portuguesa, graduando-se em novembro de 2007. No dia 27 de abril de 2009, em reunião deliberativa, o Conselho Departamental do Campus Professor Gedival Sousa Andrade, DCHT/XXIV, da Universidade do Estado da Bahia– UNEB, em Xiquexique, resolveu, numa justa homenagem, dar à biblioteca setorial do referido campus o nome de "Biblioteca Cassimiro Machado Neto".
Ratificando a tradição e vocação de grande escritor e pesquisador o conterrâneo Professor Cassimiro está com cinco obras prontas para serem publicadas: "Memória Viva de Chique-Chique – Volume I" (2ª edição, ampliada), "Memória Viva de Chique-Chique – Volume II" (inédita), "Memória Viva de Chique-Chique – Volume III" (inédita), "O Craque de Ontem" (inédita) e "Meus Tipos Inesquecíveis" (inédita).
O nosso Professor Cassimiro já requereu aposentadoria, junto à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, e logo que seja publicado ato aposentando-o, dedicará integralmente o seu tempo para fazer cursos, pesquisar e escrever temas diversos sobre a Bahia, o Brasil, a Terra, o Universo e a Eternidade.

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE COMPRAR O LIVRO Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique". Ed. 1999. Autor: Cassimiro Machado Neto. COM POSSO ADQUIRÍ-LO?

    WALDEMAR FERREIRA FILHO

    (E-mail: waldemarff@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Como posso adquirir os livros que seguem? "Memória Viva de Chique-Chique – Volume I" (2ª edição, ampliada), "Memória Viva de Chique-Chique – Volume II" (inédita), "Memória Viva de Chique-Chique – Volume III" (inédita)

    e-mail: waldemarff@hotmail.com

    ResponderExcluir