segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prefeitos de Xique-Xique: ADÃO MOREIRA BASTOS

Prefeito Adão Moreira Bastos
– 1946 –

Mandato: 10 de abril de 1946-25 de agosto de 1946.
Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra (31.01.1946-31.01.1951).
Interventores Federais da Bahia: Guilherme C. da R. Marback (19.02.1946-26.07.1946) e Cândido Caldas (27.07.1946-10.04.1947).

No dia 03 de abril de 1946 o interventor federal da Bahia Dr. Guilherme Carneiro da Rocha Marback nomeou o Sr. Adão Moreira Bastos para exercer a função de 9º prefeito municipal de Xique-Xique (BA), em substituição ao Dr. Naylor de Souza Nogueira, que solicitou exoneração do cargo. O Sr. Adão Moreira Bastos já havia ocupado a Prefeitura de Xique-Xique, como o 6º prefeito nomeado, no período de 25 de janeiro a 10 de novembro de 1945, tendo sido substituído pelo Dr. José Manoel Viana de Castro, Juiz de Direito da cidade que acumulou as funções de prefeito e magistrado.
O Sr. Adão Bastos recebeu com surpresa a indicação do seu nome para mais um exercício como chefe do Poder Executivo de Xique-Xique, haja vista que o seu plano era concorrer às eleições, de 19 de janeiro de 1947, para a Assembleia Constituinte Estadual, pleiteando uma cadeira de deputado estadual constituinte.
Questionado pelos correligionários sobre a decisão que iria tomar já que em todo o Município os eleitores já tinham como certo a sua candidatura à Deputado Estadual, o Sr. Adão Bastos com a fleuma a cortesia e a delicadeza que sempre caracterizou o seu modo de ser, esclareceu aos seus amigos, no recinto da sua residência, que iria tomar posse no cargo de prefeito municipal, sem que isso o desviasse do projeto de ser deputado estadual constituinte. Isso seria conversado com o Interventor Federal, em futura viagem que faria a Salvador.
Assim, no dia 10 de abril de 1946, recebeu a Prefeitura das mãos do seu cunhado o Dr. Naylor de Souza e procurou encarar o trabalho como Chefe do Executivo até o momento que fosse necessário a sua desincompatibilização para se candidatar a Deputado Estadual. Logo após a posse passou a viajar por todo o interior do Município, verificando a situação do povo, ocasião em que realizou pequenas obra que o orçamento da Prefeitura permitiu. Nos 4 primeiros meses de mandato o Prefeito Adão Bastos fez 8 viagens pelo Município percorrendo todos os distritos e povoados.
Quando decidiu viajar para Salvador afim de conversar com o Interventor Federal, o Prefeito Adão Bastos foi surpreendido com a notícia de que desde o dia 26 de julho de 1946, o novo Interventor da Bahia era o Dr. Cândido Caldas. Imediatamente convocou uma reunião com os correligionários para, antes da viagem, ficar decidido o nome do cidadão que o iria substituir na Prefeitura, pois teria que dar essa informação ao novo Interventor Federal.
Após muito debate e discursos, prevaleceu o nome do Dr. Naylor de Souza Nogueira para reassumir a Prefeitura após a vaga deixada pelo Sr. Adão Bastos. Relutantemente, pois estava nos seus planos se candidatar a vereador, o Dr. Naylor aceitou o novo encargo pois não podia deixar de ajudar ao amigo e cunhado Adão Bastos.
Com o nome do substituto em mãos, o Prefeito Adão Bastos telegrafou para o interventor federal da Bahia, Dr. Cândido Caldas, solicitando uma audiência especial para o dia 16 de agosto, tendo, para essa audiência, levado o Dr. Naylor a tiracolo. Alí, o Sr. Adão Bastos não só convenceu o Interventor a aceitá-lo como candidato a Deputado Estadual, como também ficou acertado o nome do Sr. Naylor Nogueira para substituí-lo na Prefeitura de Xique-Xique. Obtendo amplo sucesso no contato com o Interventor, o Prefeito Adão Bastos, no dia 19 de agosto de 1946, retorna a Xique-Xique, trazendo em mãos o decreto de nomeação, assinado pelo interventor Dr. Cândido Caldas, designando o Dr. Naylor de Souza Nogueira, como o 10º prefeito nomeado, para novamente dirigir os destinos do município de Xique-Xique.
Eventos que aconteceram na gestão do Prefeito Adão Bastos.
12 de abril de 1946: Nasceu Joel Feitosa Souza, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Antonio Feitosa Souza e de Maria Feitosa Barbosa.
17 de maio de 1946: Nasceu Luiz Carlos Nogueira Bastos, na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, filho de Adão Moreira bastos e de Olga Nogueira Bastos.
16 de junho de 1946: Nasceu Alcides Marcelino da Silva, na vila de Iguira, município de Xique-Xique, estado da Bahia, filho de Antonio Marcelino da Silva e de Firmícia Bonfim da Silva. Atraído pela política partidária, Alcides Marcelino da Silva se candidatou a uma cadeira na Câmara Municipal de Xique-Xique, nas eleições de 03 de outubro de 1996, sendo eleito. Foi vereador na legislação de 1997-2001, fazendo parte da mesa diretora legislativa, no biênio 1999-2000, no cargo de 2º secretário.
10 de julho de 1946: Nizan Gomes Cunha se casou com Maria Peregrino Cunha, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O casal teve dez filhos: Reinilde, Rubem Dário, José Humberto, Maria Neusa, Ivone, Antonio Carlos, Maria de Fátima, Marlene, Ângela Isabel e Paulo Hélder.
OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário