domingo, 20 de junho de 2010

Foto Antiga: Feira Livre em Xique-Xique (BA)

FEIRA LIVRE

Esta foto é da década de 1950 e registra a Feira Livre que, naquele tempo era realizada na rua Beira Rio, em frente ao cais.
Era o tempo em que os feirantes e suas mercadorias chegavam em grandes tropas de burros que viajavam léguas e mais léguas para chegar a Xique-Xique. Era bonito a entrada na cidade dessas tropas vindas de cidades e distritos que ficavam a uma distância de quase 20 léguas, composta por dezenas de animais disciplinados e dirigidos pela "madrinha da tropa" representada por uma mula muito bonita, bem enfeitada de moedas e medalhas, portando pelos arreios de couro pequenos sininhos e guizos que com o andar do animal tilintavam durante todo o trajeto, servindo de guia para os demais asnos.
Reparem nas cangalhas arrumadas no meio da rua (os animais, durante a feira ficavam em roças alugadas, na beira do rio, alimentando-se e descansando da viagem). Vejam o constante uso do chapéu e mesmo do paletó entre os feirantes.
Era uma época em que tínhamos a felicidade e a alegria de, enquanto se "fazia a feira" admirar o rio que estava logo alí repleto de canoas e paquetes, também, carregados com os produtos horti-granjeiros vindos das ilhas que eram vendidos nos fins de semana. Muitos de nós descíamos pelas várias rampas existentes para na beira d'água negociar cada compra.
NESSA ÉPOCA NÃO EXISTIA O HORROROSO PAREDÃO QUE NÃO SÓ ENFEIA A NOSSA CIDADE COMO LIMITA O ACESSO DO POVO À BEIRA DO RIO, SEM SE FALAR DO GRANDE PROBLEMA DE ORDEM HIGIÊNICA E DE SAÚDE PÚBLICA PARA A NOSSA COMUNIDADE.
Parodiando Cícero, poderíamos gritar:
ATÉ QUANDO "PAREDÃO", ABUSARÁ DA NOSSA PACIÊNCIA?

Um comentário:

  1. Amigos do Xique Xique - BA:
    Esta foto da matriz para o Blog do XiqueXique foi muito bem escolhida. Ver-se que a igreja e os prédios foram construídos em estilo colonial. A parte da rua me parece ser um lençol de água parada, dando um ligeiro entender que as águas do rio transbordaram e invariram a cidade.
    José Mendes Pereira - Mço.-Rn.

    ResponderExcluir