sexta-feira, 11 de junho de 2010

Foto Antiga: Os fundadores da Maçonaria em Xique-Xique (BA)

A MAÇONARIA EM XIQUE-XIQUE


Segundo a opinião quase unânime dos historiadores sérios que estudaram a Maçonaria, a sua origem está ligada às antigas corporações dos mestres-pedreiros, existentes na idade média e que tinham como função principal a construção de Igrejas e Catedrais.
Atualmente a maçonaria é uma sociedade que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social.
Em Xique-Xique, desde 1948, existe a Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça, fundada pelos cidadãos ADÃO MOREIRA BASTOS, ANÍSIO MACHADO, ANTÔNIO FIGUEIREDO, JOÃO RODRIGUES SOARES, LUIZ ALVES BESSA, MARINHO PEREIRA DE CARVALHO, OSCAR COELHO DE AQUINO, OSMAR GUEDES e SAMUEL RODRIGUES SOARES, estando atualmente instalada em prédio situado na Rua Cons. Pedro Mariani, nº l.
Quando da sua criação recebeu o apoio do Grande Oriente do Brasil, bem como da Grande Loja Unida da Bahia, da cidade de Jacobina (BA) e foi administrada pelo Sr. João Rodrigues Soares, escolhido para ser o primeiro Venerável da Loja Xiquexiquense.
A foto histórica capta a presença dos maçons de Xique-Xique estando registrado entre eles alguns dos fundadores. Aguardo comentários com a identificação das pessoas que compõem a foto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário