sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prefeito: CUSTÓDIO B. MORAES

Prefeito Custódio B. Moraes
– 1946-1947 –
(11º Prefeito)

Mandato: 28 de setembro de 1946-12 dezembro de 1947.
Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra (31.01.1946-31.01.1951).
Interventor Federal da Bahia: Cândido Caldas (26.07.1946-10.04.1947).
Governador da Bahia: Cândido Caldas (26.07.1946-10.04.1947)
Otávio Mangabeira (10.04.1947-07.04.1951).

No dia 25 de agosto de 1946 o Dr. Naylor de Souza Nogueira, em atenção ao pedido do seu cunhado o Prefeito Adão Bastos, assumiu o Poder Executivo de Xique-Xique, pela segunda vez, como o 10º Prefeito nomeado, mesmo não sendo o seu objetivo já que tencionava se candidatar a Vereador na eleições de 1947. Assim, durante os poucos dias em que passou sentado na cadeira de Prefeito, o Dr. Naylor manteve contatos diuturnos, com a maioria dos correligionários, sempre assessorado politicamente pelo ex-Prefeito Sr. Adão Bastos, tendo dessas conversas surgido o nome do comerciante e fazendeiro Sr. Custódio B Moraes para substituí-lo no cargo de prefeito municipal de Xique-Xique.
No dia 19 de setembro de 1946, o Dr. Naylor enviou para o Dr. Cândido Caldas, Interventor Federal na Bahia, telegrama solicitando demissão do cargo e indicando o nome do Sr. Custódio Moraes para substituí-lo. No dia 26 de setembro de 1946, chegou em Xique-Xique o decreto de nomeação do Sr. Custódio B Moraes para o cargo de 11º Prefeito Municipal de Xique-Xique, tendo assumido no dia 28 de setembro de 1946.
Como filho da terra o jovem Custódio com apenas 31 anos de idade, estava mais do que consciente de que o município que iria governar não dispunha de condições financeiras para realizar qualquer obra de vulto. Contudo, sempre que viajava para Salvador, procurava manter contato com o deputado estadual constituinte Adão Bastos para tentar obter subvenções e recursos junto ao governador Otávio Mangabeira.
Estava na sua cabeça construir um mercado municipal, um prédio para instalar o curso ginasial, a instalação de um posto de puericultura e a pavimentação das ruas centrais da cidade.
Eram idéias avançadas para a época mas, Custódio Moraes grande idealista e sonhador, pretendia transformar Xique-Xique na pérola do Rio São Francisco. Chegou, inclusive a elaborar inúmeros projetos para transformar o visual da sede municipal, sendo forçado a arquivá-los, devido à falta de recursos financeiros.
Estavam nos seus planos, também, introduzir outros investimentos, principalmente criando escolas municipais nos distritos de Marrecas, Copixaba, Tiririca, Uibaí e Central, Lagoa de Canabrava, Chapada do Jacaré, Gabriel e Riacho de Areia, que formavam o vasto município de Xique-Xique. Pensava, também, dotar esses Distritos de água potável e postos de saúde. Mas, devido a escassez de verbas municipais, o Prefeito Custódio Moraes, pouca coisa realizou não obstante a sua tenaz luta junto às autoridades Estaduais. Tudo em vão.
O Dr. Cândido Caldas foi o último interventor federal da Bahia, tendo governado o Estado de 26 de julho de 1946 a 10 de abril de 1947, tendo, durante o seu governo participado da eleição direta para escolha do governador da Bahia, cumprindo a Constituição de 1946 retornando o regime democrático e determinando as eleições para governadores e para as assembléias constituintes estaduais que foram realizadas no dia 19 de janeiro de 1947.
Dois nomes se apresentaram para disputar o cargo de governador da Bahia: Otávio Mangabeira – pelo Partido União Democrática Nacional (UDN) e Partido Social Democrático (PSD), com vários partidos em coligação, e Antonio Garcia de Medeiros Neto – candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo sido eleito Otávio Mangabeira para governador e o os deputados para integrarem a Assembleia Constituinte Estadual, achando-se entre eles Sr. Adão Moreira Bastos, representante do município de Xique-Xique.
O ano de 1947 foi muito importante para o Brasil pois no mês de dezembro seriam realizadas as eleições para prefeitos e vereadores, após 36 anos sem eleições, vez que o último prefeito eleito de Xique-Xique foi o cel. Agrário Avelino, em 28.11.1911.
Algumas pessoas de Xique-Xique sugeriram que Custódio Moraes renunciasse à função de prefeito nomeado para ser um dos candidatos a Prefeito nas eleições de 1947. Mas, essa posição evoluiu para a escolha de outro cidadão chamado Aurélio Gomes de Miranda que deveria concorrer com um candidato oriundo do distrito da Tiririca, chamado José Peregrino de Souza, conhecido como Cazuza. Para a Câmara de Vereadores participaram candidatos dos distritos de Marrecas, Ibiacema, Tiririca, Uibaí Central, Lagoa de Canabrava, Chapada do Jacaré e Gabriel.
Escolhido o nome do Sr. Aurélio Miranda para candidato a prefeito, Custódio Moraes decidiu se afastar do cargo de primeiro mandatário do Município a fim de se candidatar a uma das nove cadeiras da Câmara Municipal.
No dia 29 de novembro de 1947, o Sr. Custódio Moraes, em companhia do deputado Adão Bastos, adentra o gabinete do Governador Otávio Mangabeira quando, pessoalmente lhe entregou a carta de renúncia. Em vista da urgência demandada pelas eleições municipais marcadas oficialmente para o dia 21 de dezembro, o governador apressou-se em assinar decreto designando o Sr. Francisco Emerenciano da Cruz para, como último prefeito nomeado, concluir o mandato do prefeito renunciante Custódio Moraes.
Durante o mandato do Prefeito Custódio Moraes, aconteceram os seguintes eventos:
28 de outubro de 1946: Nasceu Amintas Pires Leite, na cidade de Santo Inácio (BA) filho de Adão Moreira Leite e de Edith Pires Leite.
14 de novembro de 1946: Nasceu Maria Elda Carvalho, na cidade de Xique-Xique (BA), filha de João pereira de Carvalho e de Virgínia da Rocha Carvalho.
19 de janeiro de 1947: Otávio Mangabeira foi eleito para o cargo de governador do estado da Bahia, tomando posse no dia 10 de abril de 1947.
26 de janeiro de 1947: Nasceu Onilton Rodrigues Porto, na vila de Central – atual cidade de Central (BA), filho de Isaac Rodrigues Porto e de Francisca Oliveira Porto
28 de fevereiro de 1947: Nasceu Lunde de Souza Barreto, na cidade de Santo Inácio (BA), filha de Joel Figueiredo Barreto e de Nair Moreira Barreto.
24 de março de 1947: Nasceu Eunice Alves da Silva, no povoado de Quixabeira, distrito de Uibaí, município de Xique-Xique (BA), filha de Braulino Alves Carneiro e de Adalgisa Alves da Rocha.
28 de abril de 1947: Nasceu Risoleta Peregrino de Souza, na vila de Tiririca de Luizinho – atual cidade de Itaguaçu da Bahia –,filha de Petrônio Peregrino de Souza e de Hilda Peregrino Braga.
24 de maio de 1947: Nasceu Manoel Xavier de Oliveira, na cidade de Xique-Xique (BA), filho de Pedro Xavier de Oliveira e de Joaquina Batista Pereira
27 de maio de 1947: Faleceu Rosa Baraúna Bahia, na cidade de Xique-Xique (BA), nascida no dia 04 de setembro de 1872, em Xique-Xique. Seus pais foram Cândido Rodrigues Baraúna e Domingas Rodrigues de Jesus. Rosa Baraúna se casou com Aureliano Raimundo Bahia, em 1898, em Xique-Xique e teve os seguintes filhos: Alexandre, Joaquim, Raimundo, Izabel, Daniel, Joanna, Pedro e Luzia. Foi parteira e professora-leiga. A Câmara Municipal de Xique-Xique lhe prestou uma homenagem dando seu nome a uma de suas ruas centrais.
***10 de junho de 1947: Nasceu José Carlos Barboza Filho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Barboza e Silva e de Amélia Soares Barbosa.
05 de julho de 1947: Nasceu Antonio Francisco das Chagas, na cidade de Xique-Xique, filho de Manoel Francisco das Chagas e de Zulmira Marques Chagas.
06 de agosto de 1947: Nasceu João Francisco Pinheiro, conhecido como “Pinheirinho”, na cidade de Xique-Xique, filho de Júlio Francisco Pinheiro e de Elizabeth Marcelina Pinheiro.
08 de agosto de 1947: Nasceu Rubem Dário Peregrino Cunha, na cidade de Xique-Xique, filho de Nizan Gomes Cunha e de Maria Peregrino Cunha.
27 de agosto de 1947: Nasceu Zilda da Rocha Carneiro, na vila de Uibaí, município de Xique-Xique, filha de João Rocha e de Josefa Pereira Rocha.
25 de novembro de 1947: Nasceu Joaquim Messias dos Santos, na cidade de Xique-Xique, filho de Pedro Messias dos Santos e de Alice Rodrigues dos Santos.
27 de novembro de 1947: Nasceu Amarante Ferreira Camandaroba, no povoado de Utinga, município de Xique-Xique, filho de Manoel Ferreira Camandaroba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário