domingo, 27 de junho de 2010

Prefeito de Xique-Xique: Aurélio Gomes de Miranda

Prefeito Aurélio Gomes Miranda
– 1948-1951 –


Eleição: 21 de dezembro de 1947.
Posse: 15 de janeiro de 1948.
Mandato: 16 de janeiro de 1948 a 31 de janeiro de 1951.
Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra (31.01.1946-31.01.1951).
Governador da Bahia: Otávio Mangabeira (10.04.1947-07.04.1951).

Extinta, em 29 de outubro de 1945, a ditadura de Getúlio Vargas (1930-1945) o Brasil voltou ao Estado de direito, com o ministro José Linhares, Presidente do Supremo, assumindo o Governo Federal (29.10.1945 a 31.01.1946) e convocando eleições para o dia 02 de dezembro, ocasião em que se apresentaram três candidatos à Presidência da República: o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN), o general Eurico Gaspar Dutra (PSD/PTB) e o civil Ricardo Fiúza (PCB), sendo eleito o general Eurico Gaspar Dutra, para um mandato de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951, tendo o presidente eleito, no mês de setembro daquele ano feito a promulgação da Constituição Federal restabelecendo entre outras coisas as eleições para governadores, prefeitos e vereadores.
O cargo de prefeito municipal, criado em fevereiro de 1891, foi inicialmente denominado de Intendência municipal, sendo, todavia, o seu ocupante nomeado pelo governador.
O Sr. Aurélio Gomes de Miranda foi o primeiro prefeito municipal de Xique-Xique eleito pelo povo após uma convivência de 35 anos com prefeitos nomeados.
Após a nomeação do Sr. Laudelino Costa Torres para o cargo de secretário da Prefeitura, o novo prefeito mesmo estando consciente da escassez de recursos financeiros, após identificar as necessidades básicas do município, começou a trabalhar.
Inicialmente construiu um Posto de Puericultura e doou ao governo federal uma grande área de terreno urbano, localizada na periferia da zona sul da cidade, destinada à construção de um hospital regional. Não obstante o esforço do governo municipal a construção do hospital foi iniciado mas inexplicavelmente paralizada tendo permanecido inacabado por mais de 20 anos.
Não conseguindo sucesso na implantação de um hospital em Xique-Xique, e dispondo de alguma verba municipal, o Prefeito Aurélio Miranda dirigiu os esforços da Prefeitura para a construção do que seria a maior obra de sua administração: a construção do Mercado Municipal São Francisco. Foi um período de entusiasmo e orgulho para a população de Xique-Xique, assistir o dia a dia da construção do mercado e o surgimento de novas ruas no entorno. A obra realizada com a maior urgência possível, foi inaugurada no dia 25 de dezembro de 1950, tendo o evento sido prestigiado com a celebração de uma missa solene celebrada pelo padre Honório de Queiroz Rocha, ilustre sacerdote xiquexiquense e um discurso vibrante do vereador Custódio B Moraes.
Junto com o Prefeito foram eleitos os seguintes vereadores para a legislatura que começa em 1948 e vai até 1951, passando a Câmara Municipal de Xique-Xique a ter a seguinte composição: Custódio B Moraes, Domingos Leandro Machado, Eusébio Ferreira de Brito, Felinto Pires Maciel, Francisco Marçal da Silva, Marinho Pereira de Carvalho, Naylor de Souza Nogueira e Samuel Rodrigues Soares.
Alguns eventos importantes acontecidos durante a gestão do Prefeito Aurélio Miranda:

13 de fevereiro de 1948: Francolino José dos Santos se casou com Eufrosina Camandaroba dos Santos, no Fórum Rui Barbosa, na cidade do Salvador, capital do estado da Bahia.
19 de junho de 1948: Nasceu Custódia de Moraes, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de João Custódio de Moraes e de Maria Azevedo de Moraes.
22 de julho de 1948: Nasceu Onildo Ferreira de Almeida, em Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Canuto de Almeida e de Delfina dos Santos Almeida.
03 de julho de 1948: Francisco Marçal da Silva se casou com a Anita de Carvalho e Silva, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia.
15 de novembro de 1948: Foi fundada a Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça, da cidade de Chique-Chique, estado da Bahia.
23 de março de 1949: Nasceu Maria Rodrigues Baraúna, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Joaquim Marcelino Rodrigues e de Antonia Joaquina Rodrigues.
05 de junho de 1949: É fundada uma Congregação Batista, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. A instituição surge sob a liderança do Pastor Gutemberg Nery Guarabira, missionário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. A Igreja Batista de Barra é a patrocinadora do evento.
06 de julho de 1949: Nasceu José Alves Bonfim, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Manoel Alves Bonfim e de Vanderlina Clemente Bonfim.
12 de julho de 1949: Clóvis Peregrino de Souza e Júlia Pereira de Carvalho se casam, na Vila de Tiririca, município de Chique-Chique, estado da Bahia.
24 de julho de 1949: Nasceu Pedro Pereira da Silva, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Odilon Pereira da Silva e de Maria Joaquina dos Santos.
26 de julho de 1949: Nasceu Gildete Pires Miranda, na localidade de Arrecifinho, pertencente ao distrito de Uibaí – atualmente município –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Ozias Pires Maciel e de Noeme Pires Maciel.
12 de agosto de 1949: Nasceu Terezinha Carvalho Machado, na vila de Uibaí – atual cidade de Uibaí –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Nemésio Pereira Machado e de Ercília Carvalho Machado.
22 de setembro de 1949: Nasceu Francisco Alves da Silva, na vila de Marrecas, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Antonio Alves da Silva e de Joana Cunha Silva.
21 de outubro de 1949: Nasceu Tereza Francisca da Silva, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de José Francisco da Silva e de Ana Alves da Silva.
15 de fevereiro de 1950: Nasceu Carlos Gomes, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Roldão Raimundo Gomes e de Josefa Miranda Gomes.
09 de abril de 1950: Nasceu Vilney Marques Feitosa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de José Marques Feitoza e de Messias Xavier Feitoza.
12 de abril de 1950: Renunciou ao mandato na Câmara Municipal de Chique-Chique o vereador Francisco Marçal da Silva, por ter sido nomeado Coletor Estadual da vila de Central, distrito pertencente ao município de Chique-Chique, estado da Bahia.
29 de abril de 1950: Nasceu Maria das Graças Meira Barreto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Manoel José de Meira e de Gercina Firmo de Meira.
26 de maio de 1950: Nasceu Aracy Marçal de Carvalho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Francisco Marçal da Silva e de Anita de Carvalho e Silva.
29 de maio de 1950: Nasceu Laércio Muniz Ferreira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Maria Muniz Ferreira.
10 de junho de 1950: Nasceu Gilvani Alves de Castro Santos, na vila de Uibaí – atual cidade de Uibaí –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de João Alves de Castro e de Petronília Nunes de Castro.
03 de julho de 1950: Nasceu Lélia Maria da Silva Almeida, na vila de Central – atual cidade de Central –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Pedro Antonio de Moura e de Maria Rosa da Silva.
28 de julho de 1950: Nasceu João Rodrigues dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José dos Santos e de Maria Pascoal Rodrigues
02 de outubro de 1950: Nasceu Gerino Nunes dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Arcanjo Nunes dos Santos e de Delzuíta Nunes dos Santos.
20 de novembro de 1950: Nasceu Newton Carvalho de Almeida, na vila de Central, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Marinho Alves de Almeida e de Estela Martins de Carvalho.


















Um comentário:

  1. A foto da Praça de Xique-Xique, cheia de água, não diz em que ano teria ocorrido esta enchente. Seria interessante, colocar abaixo da foto, esta informação. Com especial estima, Mario Martins. ou mariormartins@hotmail.com

    ResponderExcluir