sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeito: Francisco Emerenciano da Cruz


Prefeito Francisco Emerenciano da Cruz

Mandato: 12 de dezembro de 1947-16 de janeiro de 1948.
Presidente da República: Eurico Gaspar Dutra (31.01.1946-31.01.1951).
Governador da Bahia: Otávio Mangabeira (10.04.1947-07.04.1951).

No dia 29 de novembro de 1947, o Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA), Sr. Custódio Moraes, em companhia do deputado Adão Bastos, adentra o gabinete do Governador Otávio Mangabeira e lhe entrega a carta de renúncia ao Poder Executivo Municipal. Em vista da urgência demandada pelas eleições municipais marcadas oficialmente para o dia 21 de dezembro daquele ano, o Governador aceitou a renúncia do Prefeito Custódio Moraes, bem como concordou com a sugestão dos políticos de Xique-Xique em que o mesmo fosse substituído, na complementação do mandato, pelo cidadão Sr. Francisco Emerenciano da Cruz, que, ao tomar posse no dia 12 de dezembro de 1947, passaria para a história como o 12º e último Prefeito Municipal de Xique-Xique, nomeado pelo governador do Estado, fechando assim o ciclo de quinze anos das nomeações aleatórias iniciadas no dia 20 de novembro de 1930, do Prefeito Cel. José de Souza Nogueira.
O novo Prefeito Sr. Francisco Emerenciano da Cruz era homem experimentado no serviço público, já tendo desempenhado, no ano de 1946, a função de secretário da Prefeitura na gestão do Prefeito Dr. Naylor de Souza Nogueira.
A notícia das próximas eleições municipais, marcadas para o dia 21 de dezembro de 1947 trouxe para os milhares de habitantes de Xique-Xique muita alegria e animação por terem a oportunidade de elegerem o seu prefeito e os seus legisladores. Pelo exíguo tempo em que passou à frente do Poder Executivo o Prefeito Sr. Francisco Emerenciano da Cruz, teve tempo, apenas de se portar como exemplar magistrado durante o pleito eleitoral.
O poder Legislativo Municipal extinto desde o ano de 1937 pelo ditador Getúlio Vargas, nas eleições de 1947 volta a ser restaurado recobrando a mesma denominação e incumbência que possuía durante o Regime Imperial (1822-1889): Câmara Municipal.
Para as eleições municipais de 1947, apresentaram-se como candidatos a Prefeito o Sr. Aurélio Gomes de Miranda, residente em Xique-Xique e o Sr. José Peregrino de Souza, residente na vila de Tiririca.
Para as nove cadeiras da Câmara de Vereadores apresentaram-se mais de duas dezenas de candidatos, representando a sede municipal, os cinco distritos e alguns povoados.
Na primeira semana de janeiro de 1948, a Justiças eleitoral divulgou os nomes dos candidatos vencedores: Para Prefeito venceu o Sr. Aurélio Gomes Miranda e a Câmara Municipal ficou assim representada: Sr. Custódio B Moraes, Dr. Naylor de Souza Nogueira, Sr..Samuel Rodrigues Soares, representantes da sede municipal, Sr. Domingos Leandro Machado, Sr. Marinho Pereira de Carvalho, representantes do distrito de Uibaí, Sr. Eusébio Ferreira de Brito, Sr. Felinto Pires Maciel, representantes do distrito de Central e o Sr. Francisco Marçal da Silva representante do distrito de Marrecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário