sábado, 5 de junho de 2010

Propaganda antiga: Máquina Fotográfica KAPSA

A MÁQUINA FOTOGRÁFICA KAPSA

Em 1888 surgiu a primeira máquina fotográfica tipo “caixão” da marca Kodak, fabricada nos Estados Unidos. A partir daí o nome KODAK generalizou-se para todas as máquinas fotográficas nesse formato.
A maquina fofográfica Kapsa "Pinta Vermelha" era uma câmera, tipo “caixão”, genuinamente brasileira fabricada na década de 1950 pela empresa D. F. Vasconcelos, na cidade de São Paulo.
Na época foi bastante cultuada pelos fotógrafos amadores por ser bem acabada e forte o bastante para cair sem quebrar. O fabricante recomendava que, para se obter uma boa foto era preciso segurar a câmera na altura da barriga, para conseguir ver a imagem pelo espelho refletor.
Era um equipamento com bastantes inovações para a época pois já vinha com ajustes manuais de abertura do diafragma e controle de velocidade de disparo que contava apenas com duas posições: 1/100 e "B", na qual o obturador ficava aberto enquanto se mantém o disparador pressionado. Na década de 1950 poucas pessoas tinham o privilégio de possuir uma máquina fotográfica do tipo “caixão”, por ser equipamento disponível apenas para pessoas de boa renda financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário