segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fato Histórico - Esporte Clube Bahia de Xique-Xique (BA)

Fundado o Esporte Clube Bahia
– 18 de janeiro de 1959 –

Um grupo de idealistas de Xique-Xique, liderados por Adonias Santiago de Oliveira, Silvino Joaquim dos Santos, Joaquim Bartolomeu de Souza e Leopoldo Joaquim dos Santos, no dia 18 de janeiro de 1959, reunidos numa casa da Rua Pedro Mariani, resolveu fundar um time de futebol denominado Esporte Clube Bahia de Xique-Xique, entre outras coisas para fazer frente ao Flamengo de João Pacheco que estava dominando o futebol na cidade.
Após a confecção da ata de criação do Bahia, ocasião em que Adonias Oliveira foi eleito o primeiro presidente do time, os presentes à reunião, de imediato, passaram à escolha dos jogadores locais que poderiam compor o elenco do time recém criado. No final da reunião o Bahia de Xique-Xique estava composto pelos seguintes jogadores: CÍCERO, NILO, NENEM, PETU, ZÉ PRETINHO, FUMINHO, ZÉ BATATA, ZÉ REIS, BERTO, MANÇÃ DE QUINA E ZEZINHO DA LAPA.
No primeiro domingo após a criação do time, o Bahia enfrentou o Fluminense local, em jogo de estreia, conseguindo uma importante vitória de 3 x 1.

Um comentário:

  1. colocaram o ano de fundado errado é 1931 botaram 1959 o ano que o bahia foi campeão brasileiro

    ResponderExcluir