sexta-feira, 30 de julho de 2010

Foto Antiga e Histórica: ESCOLA DE DATILOGRAFIA



PRIMEIRA TURMA DE DATILÓGRAFOS


Na década de 1930, a Profa. Nair Libório Coriolano, teve a lucidez de trazer para Xique-Xique (BA), a primeira escola de datilografia da cidade.
A foto registra os primeiros xiquexiquenses diplomados como datilógrafos, importante técnica de escrita mecânica que até hoje perdura.
Alguns que não estudaram a técnica e por isso mesmo desconhecem o famoso teclado da máquina de datilografia, também usado nos modernos computadores, insistem em mudar o nome do datilógrafo para "digitador". É bom que isso fique bem definido em termos de conceituação: DATILÓGRAFO é aquele que escreve utilizando todos os dedos das duas mãos, cada um deles acionando uma determinada letra no teclado; DIGITADOR é aquele que não tendo essa técnica usa apenas 2 ou 4 dedos das duas mãos, indistintamente. Eu, até hoje, me considero um DATILÓGRAFO, pois, diplomado em Xique-Xique, na Escola de Datilografia da Profa. Diva Dourado, aciono, hoje, o teclado do computador, que é o mesmo da máquina de datilografia, com os 10 dedos das mãos. Ainda guardo com carinho a minha máquina de datilografia, uma Olivetti, comprada nos anos 1970.
Participaram dessa primeira diplomação em datilografia, os xiquexiquenses João Soares, Rosentino, Joaquim Brito, Lameu Moraes, Nesinho Moraes, Gregório, Sindu, Osmar Guedes, Custódio Moraes, Eliza Lima, Elisabete Araújo, Arabela Novais, Quinércia Ramos e Felisbela Guedes.
PARABÉNS AOS PIONEIROS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário