domingo, 4 de julho de 2010

Prefeito: João Rodrigues Soares


Prefeito João Rodrigues Soares
– 1951-1955 –

Eleição: 03 de outubro de 1950.
Diplomação: 15 de novembro de 1950.
Mandato: 31 de janeiro de 1951 a 07 de abril de 1955.
Presidentes da República: Getúlio Vargas (31.01.1951-24.08.1954) e
João Café Filho (24.08.1954-09.11.1955).
Governadores da Bahia: Otávio Mangabeira (10.04.1947-07.04.1951) e
Luiz Regis Pacheco (07.04.1951-97.04.1955).

O farmacêutico JOÃO RODRIGUES SOARES foi o segundo Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA)., eleito pelo povo no dia 03 de outubro de 1950, para substituir o Sr. Aurélio Gomes de Miranda.
Ao assumir a Prefeitura, no dia 31 de janeiro do ano seguinte, o novo prefeito constatou, pessoalmente, o que já sabia através de informações: a precária situação financeira do Município.
Apesar disso, necessitando de pelo menos um auxiliar na função, decidiu, apesar da carência de recursos, nomear como seu secretário, o Sr. Sandoval Rodrigues Soares, que permaneceu no cargo ate o final do mandato do prefeito.
No começo da década de 1950, Xique-Xique era uma pequenina cidade do interior baiano, com população em torno de 5.000 habitantes e a área urbana, no sentido Norte/Sul, estendia-se da Praça de São Pedro até a Praça Dom Máximo, tendo o lado norte começado a crescer após a construção do Mercado Municipal São Francisco, obra do prefeito antecessor e inaugurado no dia 25 de dezembro de 1950.
O prefeito João Rodrigues Soares, então, ponderando o que poderia fazer em benefício da coletividade com os poucos recursos disponíveis, decidiu melhorar a urbanização da cidade com a construção de um belo jardim na Praça D. Máximo, pois esse logradouro se encontrava abandonado, freqüentemente cheio de porcos, jumentos, caprinos, ovinos e até bovinos, pastando livremente a grama de burro que ali abundava, provocando com isso muita sujeira e mau cheiro. O jardim construído, além de expulsar os animais foi dotado de confortáveis bancos de cimento, boa iluminação e belo paisagismo, obra que foi realizada no seu governo e que melhorou o aspecto central da cidade.
Preocupado, ainda com o bem estar da população, o prefeito João Soares, olhou, também para o precário sistema de iluminação elétrica da cidade que era servido por uma caldeira instalada pelo prefeito Francisco Xavier Guimarães nos idos de 1936.
Durante a campanha eleitoral de 1950 o candidato João Rodrigues Soares, prometeu que iria desativar a caldeira que grandes serviços havia prestado no fornecimento de energia elétrica, mas que naquela atualidade já estava superada. Prometeu, também implantar energia elétrica nos principais distritos do Município, principalmente as vilas de Central e de Uibaí.
Eleito, tão logo tomou posse adquiriu um motor a óleo diesel para a energia elétrica da sede do município, que substituiu a velha caldeira e foi instalado no prédio da usina, Rua Góes Calmon, tendo introduzido, também, nas vilas de Central e Uibaí a energia elétrica pelo sistema termoelétrica. O motor introduzido pelo prefeito João Soares, forneceu energia a Xique-Xique até o ano de 1981, quando chegou a energia hidrelétrica, resolvendo de uma vez por todas a situação.
Administrando os parcos recursos públicos do Município o prefeito João Soares ainda conseguiu a proeza de construir um cemitério público na vila de Central, no ano de 1953.
Juntamente com o Prefeito João Soares, para a legislatura 1951/1955, foram eleitos os seguintes vereadores: Antonio Ribeiro Maciel, Aristóteles Marçal da Silva, Custódio B. Moraes, Domingos Leandro Machado, Francisco Joaquim de Carvalho, Francisco Nunes de Souza, Naylor de Souza Nogueira, Pedro da Rocha Machado e Vital Gonçalves de Carvalho bem como os seguintes suplentes: Cantídio Pires Maciel, Clóvis Peregrino de Souza e Humberto de Souza Nogueira.

Para que a geração mais nova tenha conhecimento, quando o cidadão João Rodrigues Soares foi eleito prefeito municipal nos idos de 1950, o nosso Município possuía 11.842 km², quase a metade da área do Estado de Sergipe, sendo um dos maiores da Bahia e constituído pelos distritos: Iguira (antiga Marreca), Copixaba (antiga Ibiacema), Itaguaçu da Bahia (antiga Tiririca), Uibaí, Central e Lagoa de Canabrava, com uma população estimada pelo IBGE em torno de 33.000 habitantes.

Eventos acontecidos em Xique-Xique na gestão do prefeito João Soares:
19 de março de 1951: O Sr. Anísio Teixeira de Carvalho se casa com D. Valdina Leite de Carvalho. O casal teve cinco filhos: Renato, Iracema, Norma, Leda e Diana.
23 de abril de 1951: Nasceu o Dr. Marivaldo Figueiredo Santos, na localidade de Iguitu, distrito de Tiririca do Bode – atual cidade de Ibipeba –, município de Santo Inácio – atual vila de Santo Inácio –, estado da Bahia, filho de João Figueiredo Neto e de Amália Rocha de Figueiredo.
25 de abril de 1951: Nasceu Joel Ferreira de Carvalho, na vila de Tiririca de Luizinho – atual cidade de Itaguaçu da Bahia –, município de Chique-Chiquefilho de Manoel Ferreira de Brito e de Valdete Ferreira de Carvalho.
16 de junho de 1951: Nasceu Nilda da Cunha Santos, na cidade de Chique-Chique,filha de Antonio Lino da Rocha e de Alzira da Cunha Rocha.
31 de julho de 1951: Nasceu Inácio Ribeiro dos Santos, na vila de Central – atual cidade de Central – município de Chique-Chique, filho de Maridete Ribeiro dos Santos.
14 de agosto de 1951: Nasceu João Miranda Gomes, na cidade de Chique-Chique, filho de Raimundo Gomes e de Josefa Miranda Gomes.
09 de setembro de 1951: Felicíssimo Alves dos Santos se casou com Nair Andrade dos Santos, na vila de Central – atual cidade de Central –, município de Chique-Chique.
20 de setembro de 1951: Nasceu Osvaldo Teixeira Barreto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Anfrísio Figueiredo Barreto e de Alice Teixeira Barreto. ‘
04 de outubro de 1951: Nasceu Margarida Maria Sampaio de Oliveira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Alberto Gomes Sampaio e de Ondina Maria Sampaio.
26 de outubro de 1951: Nasceu Antonio Alves da Costa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Domingos Alves da Costa e de Minervina Rodrigues dos Santos.
15 de novembro de 1951: Foi organizada na cidade de Chique-Chique a Primeira Igreja Batista.
13 de dezembro de 1951: Francisco Rodrigues Soares se casou com Marilusa Moraes Soares, no templo da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. A cerimônia foi celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos, ‘padre Bastos’. O casal teve três filhos: Luzia Maria Moraes Soares, Antonio Henrique Moraes Soares e Gilvanete Pereira Moraes Soares.
15 de fevereiro de 1952: Nasceu Rosa Alves Machado, na vila de Central, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Nemésio Pereira Machado e de Abelita Maria da Conceição Machado
22 de abril de 1952: Manoel Alves Bessa se casou com Elza Bastos Bessa, na cidade de Barra, estado da Bahia
25 de maio de 1952: Nasceu Haidee Carvalho Gomes, na vila de Tiririca de Luizinho, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Nélson Feliciano de Carvalho e de Olindina Francisca de Carvalho.
26 de julho de 1952: Gasparino Chagas Barreto se casou com Guiomar Chagas Barreto, na localidade de Iguitu, município de Santo Inácio, estado da Bahia.
13 de agosto de 1952: Nasceu Nelly Constância Araújo Cruz Vasconcelos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Sátiro Ferreira Cruz e de Helena Araújo Cruz.
08 de setembro de 1952: João Batista Pacheco fundou o Clube Recreativo Flamengo, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia.
10 de dezembro de 1952: Nasceu Manoel Moura da Silva, na vila de Central – atual cidade de Central – município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Pedro Antonio de Moura e de Maria Rosa da Silva.
03 de janeiro de 1953: Nasceu Geraldo Rodrigues dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Joaquim Marcelino Rodrigues e de Antonia Joaquina Rodrigues
07 de janeiro de 1953: Nasceu Alcides Cavalcante Lima Neto, na vila de Canabrava do Gonçalo – atual cidade de Uibaí –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Gêner Cavalcante Lima e de Otalícia Soares Cavalcante
23 de janeiro de 1953: Nasceu Rea Sílvia Nunes Machado Santana, na vila de Presidente Dutra – atual cidade de Presidente Dutra –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Osvaldo Nunes Machado e de Maria Pires Machado.
29 de janeiro de 1953: Joel Firmo de Meira se casou com Maria Euza Pinheiro Meira se casam, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, a cerimônia civil celebrada pelo Juiz de Paz Antonio de Figueiredo Bastos e a religiosa pelo padre José de Oliveira Bastos, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim
24 de fevereiro de 1953: Nasceu Djan Alves de Santana, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Alves de Santana e de Elvira Alves de Santana.
03 de abril de 1953: Nasceu Marilene Nogueira Leal, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Quintino de Souza Nogueira Neto e de Darcy Azevedo Fernandes.
18 de abril de 1953: Nasceu Milton Rodrigues Pereira, no povoado de Juremal, distrito de Iguira, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Rodrigues de Barros e de Odília Pereira de Barros
28 de abril de 1953: Nasceu Luiz Vital Chagas de Miranda, em Gameleira do Açuruá, município de Gentio do Ouro, estado da Bahia; residindo em Chique-Chique tornou-se contabilista, bancário e vereador à Câmara deste município na legislatura 1989 a 1993.
04 de maio de 1953: Nasceu José Alves Machado, na vila de Central, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nemésio Pereira Machado e de Abelita Maria da Conceição Machado.
17 de maio de 1953: Nasceu Rejane Cerqueira Porto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Celino Manoel de Cerqueira e de Oriolanda Lopes de Cerqueira.
05 de junho de 1953: Nasceu Alberto Pereira da Silva, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Ribeiro da Silva e de Gildete Pereira da Silva.
17 de junho de 1953: Nasceu Oberdan Soares de Almeida, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Milton Walter de Almeida e de Nilza Soares de Almeida.
15 de agosto de 1953: Nasceu Maria da Glória Nunes Almeida, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de José Gregório Amâncio e de Isabel Nunes dos Santos.
19 de agosto de 1953: Nasceu Luiz Alves Pereira, na cidade de Barra, estado da Bahia, filho de Viturina Alves Pereira. Luiz fez parte da primeira turma de concluintes do curso (presencial) de Licenciatura Plena em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa do Campus Professor Gedival Sousa Andrade, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Chique-Chique.
22 de agosto de 1953: Francisco Xavier se casou com Glades Carvalho Xavier, em Chique-Chique, estado da Bahia
29 de dezembro de 1953: Nasceu Gilson Galvão da Cruz, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Romualdo Galvão da Cruz e de Maria Borges Paes Landim
30 de dezembro de 1953: A Lei Estadual n° 628 criou o distrito de Lagoa de Canabrava, no município de Chique-Chique, estado da Bahia. Posteriormente o nome de Lagoa de Canabrava passou a ser Presidente Dutra.
20 de janeiro de 1954: Nasceu Alípio Castelo Branco Pinheiro Filho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Alípio Castelo Branco Pinheiro e de Maria Gisélia da Silva Lopes Pinheiro.
26 de janeiro de 1954: Nasceu Paulo Neres Neponuceno, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Lindolfo Neres Neponuceno e de Graciana Ferreira Neponuceno.
25 de fevereiro de 1954: Nasceu Rúbison Bruno Lobo, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Mário de Andrade Lobo e de Carmina Bruno Feitosa
02 de março de 1954: Nasceu Antonio Carlos Peregrino Cunha, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nizan Gomes Cunha e de Maria Peregrino Cunha.
14 de março de 1954: Nasceu Neuma Martins Machado Fonseca, na vila de Central – atual cidade de Central –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Alexandre Cassimiro Machado e de Basilice Martins Machado.
02 de abril de 1954: Nasceu Rosângela Maria Camandaroba Chagas, na cidade de Barra, estado da Bahia, filha de Expedito Camandaroba e de Cleonice Paz Camandaroba.
08 de maio de 1954: Nasceu Constância Maria Jacobina, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Antonio Alves Jacobina e de Maria Luiza Jacobina.
18 de maio de 1954: Nasceu Clodoaldo Magalhães Barreto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Ney Gomes Barreto e de Odete Magalhães Barreto.
22 de maio de 1954: Nasceu Milton Souza Gomes, na localidade de Poço, na vila de Uibaí – atualmente cidade de Uibaí – município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Otacílio Souza Gomes e de Dalva Souza Gomes
01 de julho de 1954: Nasceu João Pereira dos Santos, em Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Ocleciano Carolino dos Santos e de Graciliana Pereira dos Santos
24 de agosto de 1954: O presidente da República do Brasil Getúlio Dornelles Vargas disparou um tiro contra o próprio peito e morreu. O suicídio aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil.
07 de setembro de 1954: Em partida amistosa de futebol, disputada na sede municipal, a Seleção de Chique-Chique perde para a da Vila de Central por 2 a 1.
05 de outubro de 1954: Almiro Garcia se casou com Stellita Gonzaga Garcia, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, em Chique-Chique
09 de outubro de 1954: Nasceu José Magalhães, na vila de Marrecas, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Perolina Magalhães Souza.
22 de outubro de 1954: Nasceu João Joaquim dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Odilon Pereira da Silva e de Maria Joaquina dos Santos.
03 de novembro de 1954: Nasceu Edilênio Alves Barreto, na localidade de Lagoa de Dentro, distrito de Tiririca do Bode – atual cidade de Ibipeba –, município de Gentio do Ouro, estado da Bahia, filho de Edson Alves Barreto e de Elena Malaquias Barreto.
09 de novembro de 1954: Nasceu Agnaldo Lopes da Silveira, na localidade Retiro da Picada, distrito de Copixaba, situado na região Sul do município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Bertolino Gonzaga da Silveira e de Bertolina Lopes da Silveira
24 de novembro de 1954: Nasceu Marinaldo Figueiredo Santos, em Iguitu, município de Gentio do Ouro, estão da Bahia, filho de João Figueiredo Neto e de Amália Rocha de Figueiredo.
10 de dezembro de 1954: Hélcio Bessa se formou em medicina, pela Faculdade de Cirurgia e Medicina, da Universidade Federal da Bahia – UFBª, na cidade do Salvador, capital da Bahia.Localizada no Terreira de Jesus, a Faculdade de Cirurgia e Medicina da Bahia é a mais antiga do Brasil, fundada em 1808 pelo Príncipe Regente de Portugal Dom João ao passar em Salvador, com destino à cidade do Rio de Janeiro, fugindo com a Família Real Portuguesa para a Colônia do Brasil, por causa da invasão de Napoleão Bonaparte, Imperador da França. O médico Hélcio Bessa dedicou toda a sua vida profissional à cidade e ao município de Chique-Chique e aos municípios adjacentes.
12 de dezembro de 1954: Nasceu Joaquim Lopes Rabelo, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Antonio Lopes Rabelo e de Isabel Lopes Rabelo.
24 de dezembro de 1954: Nasceu João Alberto da Franca Pinheiro, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nilo Castelo Branco Pinheiro e de Mirbene Franca Pinheiro.
09 de janeiro de 1955: Nasceu Clécia Marçal da Silva, na cidade de Chique-Chique, estado a Bahia, filha de Aristóteles Marçal da Silva e de Olindina Pereira da Silva
12 de março de 1955: Nasceu Joelma Pinheiro Meira Barbosa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Joel Firmo de Meira e de Maria Euza Pinheiro Meira
1955: O padre José Oliveira Bastos, eleito deputado estadual no pleito de 03 de outubro de 1954, afastou-se da direção da Paróquia do Senhor do Bonfim de Chique-Chique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário