sábado, 28 de agosto de 2010

Fato histórico: ACADEMIA DE LETRAS DE XIQUE-XIQUE (BA)


Academia de Letras de Xique-Xique

O 03 de maio de 2002 foi um dia muito importante para a cidade de Xique-Xique. Nessa data um grupo de xiquexiquenses sonhadores se juntaram para criar a ALEX-Academia de Letras de Xique-Xique,provisoriamente instalada no Escritório Santos de Contabilidade, do conterrâneo cronista Carlos de Souza Santos.
A ALEX não foi criada como um passe de mágica, mas sim o fruto resultante de uma vontade coletiva, muitas reuniões e um sonho em comum alimentado pela elite cultural de Xique-Xique.
Por isso é de grande importância a divulgação neste Blog XIQUEXIQUE dos nomes dos acadêmicos fundadores da ALEX: Carlos Ribeiro Rocha (poeta e lingüista), Adonias Gouveia da Silva (poeta), Betty Gleyb Argolo Rodrigues (poeta e cronista), Carlos de Souza Santos (cronista), Cassimiro Machado Neto (poeta, pesquisador e historiador), Edílson Almeida de Figueiredo (lingüista e cronista), Geny Feitosa Ramos (cronista), Geraldino Teixeira de Queiroz (cronista), Jéferson Gustavo Pinheiro Meira (poeta e cronista), Jorge Carvalho Nogueira (poeta), José Maria de Moura (cronista), Lígian Menezes Santos de Oliveira (poeta), Raimundo Nonato de Oliveira Filho (poeta) e Violeta Adélia Franca (poeta e lingüista).

Um comentário:

  1. Parabens aos intelectuais de Xique-Xique pela criação dessa importante entidade. Tenho dois pedidos a fazer:

    Peço se possível, enviar-me pelo meu e-mail a foto do grande e inesquecivel poeta Carlos Ribeiro Rocha.
    E solicito tb minha inscrição como sócio dessa importante instituição. Sou escritor com seis livros publicados. Pertenço ha váriass academias de letras do Brasil e do exterior. Antecipadamente,
    Edizio Mendonça -ediziomestre@hotmail.com

    ResponderExcluir