sábado, 14 de agosto de 2010

FOTO ANTIGA: CAIS ANTIGO E O ATUAL "PAREDÃO" EM XIQUE-XIQUE (BA)

O CAIS ANTIGO E O "PAREDÃO"















A nova geração xiquexiquense, que quando se entendeu como gente já existia o feioso "PAREDÃO", e, se acostumou e banalizou aquela coisa horrorosa, não tem a mínima idéia de como era a vista da cidade para quem chegava embarcado pelo Lago Ipueira.
Por isso, acho muito importante que divulguemos a beleza que tinha Xique-Xique antes da construção do "PAREDÃO".
Hoje, quem chega de barca ou de paquete (ainda bem que não mais existem os saudosos vapores), vê apenas um mal acabado e feioso "PAREDÃO" de pedra tomando toda a bela vista de Xique-Xique.
O "PAREDÃO" não só enfeiou a cidade mas também destruiu uma grande parte histórica que era a representada pelos quarteirões que ficavam no entorno da Farmácia Universo, bem como toda a Rua do Perau que era iniciada com o Ed. Zelinha. Quem se lembra?
As quatro ou cinco rampas que se iniciavam no cais permitiam que a população tivesse acesso às águas do rio, não só para um banho, tão comum naquele tempo, como também para se divertir com alguma pescaria de mandim ou outro peixe pequeno. Era comum a grande movimentação de pessoas na rampa do Mercado, a maior, onde à tardinha aportavam os aguadeiros e os paquetes trazendo as mercadorias das ilhas e as pessoas para lá se dirigiam e, diretamente, faziam as compras.
Mas, a pior coisa que aconteceu à cidade com a construção do feioso "PAREDÃO" foi o abandono de todos os imóveis comerciais que levou àquela outrora bonita parte da cidade a uma total decadência e desvalorização imobiliária.
Além disso com o abandono da área, inclusive carente de boa iluminação, as escadarias e a parte superior do "PAREDÃO" se transformaram em verdadeiros sanitários públicos e ninguem se arrisca a subir ao PAREDÃO para apreciar as águas do Lago Ipueira e nem o lindo por do sol de Xique-Xique.
As fotos falam por si. A avermelhada registra o tenebroso momento em que as máquinas construiam o PAREDÃO.
Para enfeiar a cidade a construção do PAREDÃO foi rápida e eficaz. Mas, para embelezá-la, via chegada por terra, o ritmo é lento e a a rodovia continua intransitável.
Meus conterrâneos, se derrubarmos o PAREDÃO e recuperarmos a rodovia para Salvador já teremos feito um grande benefício para a cidade.
Acordemos pois é tempo de eleição. Após outubro nada mais conseguiremos e só teremos nova chance no segundo semestre de 2012. APRESSEMOS!!!








Um comentário:

  1. Mestre Juarez,
    Este paredão é invisível aos olhos dos que administram a nossa Cidade. Os argumentos dos corifeus que detém o poder municipal, são simplórios e desconstituídos de fundamentos lógicos, cartesianos. Você, decerto, conhece os argumentos dos defensores da "coisa". Não há necessidade de repetí-los.
    O que falta mesmo é um planejamento sério e coragem política para a derrubada deste famigerado muro.
    Até o de Berlim foi colocado abaixo!
    Quando vou a Xiquexique me contenho para não bradar pelos quatro cantos da Cidade:
    RAIOS QUE O PARTA.

    ResponderExcluir