domingo, 19 de setembro de 2010

Fato Histórico: Formação do Magistério Primário em Xique-Xique (BA)

O Magistério Primário em Xique-Xique

Uma das grande batalhas acontecidas em Xique-Xique, na década de 1950 foi a criação do Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, solenemente inaugurado no dia 1º de março de 1959, pelo então Prefeito Municipal José Peregrino de Souza (1955-1959). (Ver a Crônica O GINÁSIO E O BOLSA FAMÍLIA, postada no dia 23.01.2010).
O prefeito sucessor, Francisco Marçal da Silva (1959-1963) empenhou-se ao máximo na melhoria do processo educacional de Xique-Xique e, além de consolidar as atividades letivas do Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, viu mais além ao vislumbrar a possibilidade de ampliar o ensino ginasial com a introdução de um curso de segundo grau destinado à formação de professores, haja vista que somente as pessoas dotadas de certo poder aquisitivo poderiam, em outra cidade, continuar os estudos.
Assim, depois de mais uma luta renhida em prol do ensino em Xique-Xique, o Prefeito Chico Marçal conseguiu, em 1962, a autorização para criar o Curso de Formação para o Magistério Primário para que a cidade pudesse dispor de pessoas habilitadas ao exercício do ensino.
O prêmio por tão grande luta veio em dezembro de 1964, quando o Colégio Municipal Senhor do Bonfim forma a primeira turma de Professores e Professoras e com isso pela primeira vez a nobre função de professor em Xique-Xique será exercido, também, por profissionais forjados na cidade.
Vale a pena, para conhecimento da atual geração, relacionar os nomes desses herois que formam a primeira turma de Professores e Professoras diplomados em Xique-Xique: Abvalho Pires de Carvalho, Ana Lapa Araújo, Belanísia Pinheiro Borges, Climéria Marques Assunção, Darilene Santos, Gislene Barbosa, Leonice Feitosa Borges, Marileide Cruz, Marluce Santos Bandeira, Neuza Pires de Carvalho, Pascoal Nery de Souza, Ruy Alves de Santana, Terezinha dos Anjos, Violeta Adélia Franca, Wilca dos Santos e Marise Ferreira Albuquerque Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário