terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os Cangaceiros: CANGACEIRO 'GATO'


"GATO", O CANGACEIRO

Segundo a tradição, o cangaceiro baiano Santílio Barros, conhecido como GATO, sobrevivente da guerra de canudos, foi um dos mais sanguinários do bando de Lampião. Todos conheciam a sua perversidade e frieza nas lutas enfrentadas no dia a dia do cangaço. Consta que era índio da tribo Pankararé.

GATO foi morto durante um ataque dos cagaceiros à cidade alagoana de Piranhas quando sua mulher Inacinha, foi baleada e presa pelo tenente João Bezerra, no ano dde 1936.

Um comentário:

  1. A companheira do cangaceiro Gato, Inacinha, grávida e bem próxima a fazer o parto, já com oito meses, estava protegida na Fazenda Retiro, em Alagoas. E nesse dia, a volante do sargento João Bezerra atacou seu bando. Inacinha tentando fugir, foi atingida na nádega direita. Gato colocou-a nas costas e saiu correndo. Mas para ele não ser preso também, a abandonou e entrou na mata correndo.
    PLANO DE RESGATE
    Gato induziu Corisco a atacar Piranhas, mas este achava a ação perigosa, porque a cidade era sede de volante. Como Gato partiu para ação, Corisco acabou indo em sua companhia. O momento não era propício, e com isso Lampião não gostou nem pouco, porque a polícia iria os perseguir. E no dia 28 de setembro de 1936, Gato achando que Inacinha tinha sido levado para Piranhas, em Maceió, partiu para resgatá-la, ou fazer refém a esposa do Sargento João Bezerra e negociar em forma de troca. Na sequência, onze pessoas foram mortas por tiros e golpes de facão, fazendo mais duas vítimas, o telegrafista e um adolescente de 15 anos. Gato levou um tiro que fraturou sua coluna vertebral, ficando paralisado da cintura para baixo. 16 asseclas que participaram da empreitada, levaram-no, mas Gato faleceu três dias depois. O sargento João Bezerra, que depois comandou o ataque a Angico, com essa vitória sobre Gato, foi promovido a tenente. Inacinha acabou dando à luz na cadeia, mas o bebê não sobreviveu. Sendo de menor de idade,Inacinha não enfrentou nenhum processo judicial. Com a morte de Gato, Inacinha passou a viver com um policial chamado Pé-na-tábua, por causa do hábito de dirigir em alta velocidade. Em entrevista ao Diário de Pernambuco, de 3 de outubro de 1936, Inacinha revelou que foi raptada por Gato e que não gostava da vida do cangaço. Gato teria lhe chamado para viver com ele, dizendo que se ela não fosse, a mataria. Com medo das ameaças que recebia, abandonou a casa e acompanhou o bandido.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir