quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FOTOS DO RIO SÃO FRANCISCO: OS "AGUADEIROS"


OS "AGUADEIROS" DE XIQUE-XIQUE (BA)

No que pese a cidade de Xique-Xique estar situada na margem do Rio São Francisco, somente veio contar com água encanada no ano de 1967, quando, pelo Decreto Municipal nº 09, de 15 de dezembro daquele ano, o Prefeito Municipal José Barbosa da Silva criou o Serviço de Água e Esgoto.
Até essa data o que se via era um procissão de "aguadeiros", profissão das pessoas que transportavam água, levando o precioso líquido para as residências da cidade.
As mulheres "aguadeiras" utilizavam latas de querosene que cheias de água eram levadas sobre a cabeça num equilíbrio perfeito que chamava atenção dos transeuntes.
Os "aguadeiros" faziam o transporte da água utilizando barris de madeira, chamados de "carotes", cada um com 20 litros, que em número de 4 eram arrumados no lombo dos jumentos presos à cangalha.
Durante todo o dia era um constante vai-e-vém desses profissionais na rampa do mercado, uns transportando água diretamente para a casa do patrão. Outros no entanto, utilizando os "carotes" e o jumento, faziam disso uma atividade profissional com a qual mantinham a família.
A água encanada e tratada veio acabar com essa procissão, que, de qualquer maneira, não mais poderia ser realizada por causa do vergonhoso PAREDÃO que fez desaparecer a rampa do mercado.

Foto: Marcel Gautherot (1910/1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário