domingo, 14 de novembro de 2010

Prefeito de Xique-Xique: HÉLCIO BESSA

Prefeito Hélcio Bessa
– 1982-1983 –

Posse: 14 de maio de 1982.
Mandato: 14 de maio de 1982 a 31 de janeiro de 1983.
Presidente da República: João Batista de Oliveira Figueiredo (15.03.1979-15.03.1985).
Governador da Bahia: Antonio Carlos Magalhães (15.03.1979-15.03.1983).
Juiz de Direito: Marinaldo Figueiredo Bastos.

O Médico Hélcio Bessa foi o 10º Prefeito Municipal de Xique-Xique (BA) e, na condição de vice-prefeito assumiu a chefia do executivo em 14.05.1982 quando o prefeito Reinaldo Teixeira Braga renunciou para se candidatar à Deputado Estadual, exercendo o mandato por apenas oito meses e meio.
Sempre levando a sério e com muita responsabilidade todas as funções que lhe eram confiadas, o novo prefeito escolheu para seus auxiliares diretos o que tinha de melhor na cidade. Assim, convidou o Sr. José Barbosa da Silva, ex-prefeito (1967-1971) muito estimado pelos xiquexiquenses, a competente Profa. Eufrosina Camandaroba dos Santos, que por muitos anos comandou a Delegacia Escolar da Cidade e Stellita Gonzaga Garcia, eficiente e experiente servidora pública municipal.
Filiado ao PDS – Partido Democrático Social, o mesmo do Governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, Dr. Hélcio contou com uma conjuntura bastante favorável à administração do Município. As circunstâncias políticas estaduais que envolveram a curta administração do médico Hélcio Bessa à frente da prefeitura municipal de Chique-Chique lhe foram amplamente favoráveis.
Com tão pouco tempo para administrar a sua cidade, o Dr. Hélcio, desejoso de fazer uma administração que deixasse sua marca, dedicou-se integralmente às tarefas do Executivo Municipal chegando a renunciar, por esse tempo, as suas atividades profissionais como médico da cidade, tendo, nesse pouco tempo realizado as seguintes obras:
I) construção da Creche João Paulo II;
II) aquisição de tratores e carretas, para implantação de um sistema diuturno de limpeza urbana, que jamais a Cidade tivera antes.
III) estendeu a rede de energia elétrica hidráulica, que havia chegado a Xique-Xique em 12.09.1982, para todas as ruas periféricas habitadas pelas pessoas mais pobres e humildes;
IV) determinou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE fizesse chegar o sistema de abastecimento de água para todos os bairros principalmente os mais distantes e mais pobres, como Pedrinhas, Guaxinim e Santa Marta.
Com essas providências administrativas o prefeito Hélcio Bessa levou a um grande número de pessoas componentes das camadas mais carentes da população uma gama de serviços básicos essenciais à melhoria de sua qualidade de vida.
Administrativamente o Prefeito Hélcio Bessa assinou as seguintes leis elaboradas pela Câmara Municipal:
i) Lei Municipal n° 213, de 19 de maio de 1982, denominando de Rua Nílton Silva Teixeira a antiga Rua Hum, localizada no bairro do Polivalente;
II) Lei Municipal n° 214, de 19 de maio de 1982, denominando de Rua Mestre Francisco Braz (Mestre Chico) a antiga Rua Três, localizada no bairro do Polivalente.
Durante a sua administração o Prefeito Hélcio Bessa contou com a integral colaboração do Poder Legislativo da cidade que, na época era representado pelos seguintes vereadores: Agenor Firmo de Meira, Antenor Miranda da Silva, Bertolino de Souza Nogueira, Carlos Gomes, Clóvis Peregrino de Souza, Domingos Alves da Costa, Dorival Alves de Santana, Florisval Torres da Silva, João Pinheiro Bastos, Jurandy Pires de Carvalho, Manoel Alves Bessa, Milton Fidelis Bastos e Nélson Feliciano de Carvalho.
Durante a administração Hélco Bessa aconteceram na cidade os seguintes eventos:
21 de maio de 1982: José Francisco Alves se casou com Júlia Soares Alves.
28 de maio de 1982: Nasceu Fabiano Alves de Castro Santos, filho de Raimundo dos Santos e de Gilvani Alves de Castro Santos.
01 de junho de 1982: Nasceu Alistiomar Todão Nascimento, filho de Miguel Xavier Nascimento de Angelita Todão Nascimento.
03 de junho de 1982: Nasceu Renivone Ferreira Cunha, filha de Reinaldo Ferreira Cunha e de Edna Ferreira da Cunha.
02 de agosto de 1982: Nasceu Carlene Silva Rodrigues, na Clínica Alexandrina Bessa, filha de Antonio Carlos Paz Rodrigues e de Irlene Silva Rodrigues.
04 de agosto de 1982: Nasceu Daniela de Andrade Cunha, filha de Everaldo Carvalho Cunha e de Maria Lúcia Andrade Cunha.
12 de agosto de 1982: Nasceu João Paulo Brasil de Moura, filho de José Maria de Moura e de Iraci Brasil de Moura
12 de setembro de 1982: Foi inaugurado o novo sistema de distribuição de energia hidrelétrica da cidade, a cargo da Cia. Hidrelétrica da Bahia – COELBA, substituindo o antigo sistema de motor diesel que fora implantado em 1951.
07 de outubro de 1982: Inaugurada na Cidade a sede própria e definitiva da agência local do Banco do Estado da Bahia – BANEB, que funcionava há mais de 35 anos em prédios alugados.
16 de outubro de 1982: Faleceu o tenente/PM reformado Manoel Nunes Damásio,que, durante muitos anos foi delegado de polícia na cidade. Era casado com Rosa Nunes de Carvalho. O casal teve dois filhos: Anfilófio e Leni.

1982: Foi inaugurado, pelo Ministro do Interior Mário Andreazza e pelo Prefeito Hélcio Bessa, o PAREDÃO sobre o antigo cais da cidade, enfeiando a cidade e retirando dos xiquexiquenses a bela vista do Lago Ipueira. Essa inauguração foi, a meu ver, o único senão acontecido na bonita administração do Dr. Hélcio Bessa, mesmo porque essa “obra” está hoje totalmente transformada em sanitário público e é um característico caso de polícia sanitária, se os nosso administradores municipais tivessem um pouquinho de interesse pela saúde pública da comunidade.

21 de outubro de 1982: Faleceu o grande bandolinista e caminhoneiro Júlio Ferreira de Brito, (Júlio Véi), filho de Joaquim Ferreira de Brito e de Rita Ferreira de Brito. Nasceu no povoado de Roça de Dentro – atual cidade de Central –município de Xique-Xique (BA), no dia 18 de dezembro de 1918. Foi casado com Mariana Brito Oliveira, tendo três filhos: Olga de Brito Santos, José Ferreira de Brito, Orlandina Brito Maciel. Nas raras horas de folga, do volante e do bandolim, Júlio Véi escrevia poesias.
03 de novembro de 1982: Nasceu Cinthya de Souza Pinheiro, filha de Antonio Cosme Francisco Pinheiro e Dirany Alves de Souza.
23 de novembro de 1982: Nasceu Cynara Pereira de Souza, filha de Clarice Pereira de Souza.
22 de dezembro de 1982: Ruy Muniz do Nascimento se casou com Maria José Dioclécio do Nascimento, no templo da Igreja Matriz Senhor do Bonfim.
25 de dezembro de 1982: Nasceu Nathália Carvalho de Figueiredo, filha de Marivaldo Figueiredo Santos e de Arlete Pires de Carvalho e Figueiredo
1982: Realizou-se, pela primeira vez, o Campeonato Municipal de Futebol, organizado pela Liga Xique-Xiquense de Desportos, sagrando-se Campeão o Botafogo Futebol Clube. O Vice-Campeão foi o time do Fluminense Futebol Clube.
27 de dezembro de 1982: Nasceu Adoniran Oliveira Leite, filho de Arcênio Paulo Leite e de Maria Angélica Pereira Oliveira.
20 de janeiro de 1983: José Francisco Gonçalves dos Santos se casou com Isaltina Pinheiro Santos, na vila de Nova Iguira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário