segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Escultores do Nordeste: ANA DAS CARRANCAS

ANA DAS CARRANCAS


"Disso você não entende nada, isso é coisa do reinado da lua"
NHÔ CABOCLO
Artista Pernambucano



Ana das Carrancas é pernambucana de Ouricuri, nascida no ano de 1923, tendo vindo para a beirada do Rio São Francisco lá pelas bandas de 1957, fixando residência em Petrolina (PE).
Filha de artesã, aos 7 anos, em Ouricuri, Ana já ajudava à mãe no trabalho com barro de louça, fazendo panelinhas, bois e santos para as lapinhas.
Começou a fazer carranca motivada pelas estórias de seus antepassados escravos que contavam que os demônios apareciam no Rio São Francisco, com cara de feio animal, para amedrontar os filhos dos patrões brancos. Era a única escultora que fazia carranca utilizando barro de louça, sem pintura, apenas passando verniz copal.
As suas peças já figuram em museus e coleções particulares.

"O REINADO DA LUA - Escultores Populares do Nordeste - 1980
Fotografia: Maria do Carmo Buarque de Holanda.

Um comentário:

  1. Vi que a Ana das carrancas é uma verdadeira artista. Nem todos tiveram a chance ou até mesmo o dom de se tornarem artesãos. Através da foto a gente ver que é uma grande obra de arte. Parabéns dona Ana das carrancas, a senhora é um gênio. E lhe desejo muitos anos de vida e um feliz natal e um próspero Ano Novo.
    Amigo Juarez Morais Chaves dê uma passadinha no meu blog, Google e acesse, "BlogdoMendeseMendes" faça uma leitura em: “João Maleável goza licença especial - João Maleável prepara-se para passar férias na Escócia", e depois faça um comentário. Fico muito feliz pela sua leitura. Espero o seu comentário.

    José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.

    ResponderExcluir