sábado, 4 de dezembro de 2010

Fato Histórico em Xique-Xique (BA): CURSO PARA FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO.

Criado o Curso para Formação do Magistério Primário


Por incrível que pareça, o prefeito José Peregrino de Souza (1955 a 1959) ao assumir a prefeitura de Xique-Xique (BA) e se dispor a realizar uma das suas promessas de campanha, encontrou severa reação de parte da população bem como da maioria da Câmara de Vereadores, a partir do momento em que decidiu criar um Ginásio na cidade, vez que, até aquela data Xique-Xique dispunha de poucas escolas que ministravam apenas o Curso Primário, com destaque para as Escolas Reunidas Cezar Zama, local onde estava a elite cultural xiquexiquense. Não obstante isso o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim foi inaugurado no dia 1º de março de 1959, ao apagar das luzes da administração José Peregrino de Souza.
Esse assunto está amplamente relatado no livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique (História de Chique-Chique) – Ed. 2009", da autoria do nosso ilustre historiador, Prof. Casimiro Machado Neto, bem como na Crônica "O Ginásio e o Bolsa Família", publicada neste Blog no dia 23.01.2010.
Sucedido na prefeitura pelo cidadão Francisco Marçal da Silva, que governou Xique-Xique de 1959 a 1963, este não só se empenhou para fortaleza o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, mas também se interessou em oferecer, naquela Instituição de Ensino mantida pelo poder municipal, e em continução ao ginásio, o Curso de Formação de Professores Primários o qual foi instalado no ano de 1962, tendo a partir daí o nome da instituição se mudado para Colégio Municipal Senhor do Bonfim.
Foi um ano de muitas alegrias para a maioria da população pois, iniciava-se uma nova etapa na cidade com a formatura da primeira turma de Professores e Professoras. Até aquela data o nosso povo dependia de professores e professoras formados em outras cidades, principalmente a vizinha Barra, e, como nem todos podiam dar-se ao luxo de manter um filho ou filha estudando fora de Xique-Xique, a nobre função de ser Professor ou Professora ainda estava destinada à elite financeira da cidade. O Colégio Municipal Senhor do Bonfim veio, com a democratização do ensino médio gratuito para os xiquexiquenses, acabar com a discriminação ao permitir que todos os cidadãos e cidadãs pudessem estudar e ampliar os seus conhecimentos após a conclusão do Curso Ginasial.
Assim, em dezembro de 1964, surge a primeira turma de Professores e Professoras (foto), formada pelo Colégio Municipal Senhor do Bonfim e, pela primeira vez, a função do magistério em Xique-Xique seria exercido, também, por profissionais forjados na cidade.
São os seguintes os primeiros Professores e primeiras Professoras diplomados em Xique-Xique: Abvalho Pires de Carvalho, Ana Lapa Araújo, Belanísia Pinheiro Borges, Climéria Marques Assunção, Darilene Santos, Gislene Barbosa, Leonice Feitosa Borges, Marileide Cruz, Marluce Santos Bandeira, Neuza Pires de Carvalho, Pascoal Nery de Souza, Ruy Alves de Santana, Terezinha dos Anjos, Violeta Adélia Franca, Wilca dos Santos e Marise Ferreira Albuquerque Coelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário