quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Foto antiga de Xique-Xique (BA): INAUGURAÇÃO DO ASFALTO DA BA-52

Festa em Xique-Xique

Na década de 1950 o Departamento de Estrada de Rodagem do Estado da Bahia - DERBA, construiu uma rodovia piçarrada, ligando a cidade de Xique-Xique à cidade de Feira de Santana. Mesmo sem pavimentação asfáltica o povo da cidade ficou tão alegre que denominou a modesta estrada de "FEDERAL". Esse era o nome que identificava a BA.52 naquele tempo. Foi um grande ganho para a cidade pois encurtou sobremaneira o percurso dos caminhões para Salvador que passou de 8 para 3 dias.
Na década de 1960, foi inaugurada a primeira linha de ônibus para Salvador, denominada de São Francisco e, a partir desse evento a população, principalmente os estudantes, puderam desfrutar de uma viagem mais confortável e mais curta pois gastava-se apenas dois dias, com um pernoite na cidade de Mundo Novo (BA) e mais tarde em Piritiba (BA).
No começo da década de 1970, no governo de ACM (1971/1975), o DERBA iniciou os serviços de pavimentação asfáltica da BA.52, ligando Xique-Xique a Salvador, trabalhos que foram concluídos no ano de 1974, permitindo que a inauguração de toda estrada asfaltada pudesse ocorrer no dia 12 de novembro de 1974.
Em todas as cidades beneficiadas com o asfalto, a começar de Anguera (BA), foi um grande festa e, em Xique-Xique, pode-se dizer foi a maior festa popular que já se fez na cidade, com o sorriso de alegria estampado nos rostos de toda a população. Todos os carros sairam da garagem para experimentar, pela primeira vez, o novo asfalto que ora estava sendo inaugurado.
Muitos chegaram a arriscar uma pequena viagem à Várzea Grande ou mesmo até o Rio Verde para experimentar a sensação de viajar numa estrada livre das "costelas de vaca" que abundavam na velha via de piçarra.
Atualmente a BA.52, asfaltada, que por quase quatro décadas tem servido a uma grande população que se espalha pelas cidades de Xique-Xique, Rio Verde, Itaguaçu, Central, Gabriel, Lapão, Uibaí, Pres. Dutra, Irecê, João Dourado, América Dourada, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Baixa Grande, Ipirá e Anguera, encontra-se abandonada, sem manutenção e totalmente cheia de buracos em pelo menos no percurso de aproximadamente 200 km, entre as cidades de Morro do Chapéu e Xique-Xique.
Esperamos que o próximo governo estadual que se instalará no iníco de 2011, volte as vistas para a nossa sofrida caatinga e, pelo menos, coloque a velha BA.52 na mesma situação de 1974, quando foi entregue à população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário