domingo, 19 de dezembro de 2010

O LAGO XIQUEXIQUENSE

O LAGO IPUEIRA
Esta foto aérea, obtida através do satélite aqui foi colocada com o único intuito de informar aos xiquexiquenses a beleza e o potencial do nosso Lago, bem como divulgar por todos os leitores do Blog que a nossa Xique-Xique, no interior da Bahia, é banhada por um longo e bonito lago sãofranciscano que se adequa, como nenhum outro, à prática de todos os tipos de esportes aquáticos.
Para que se tenha uma ideia da grandiosidade do volume hídrico, a cidade de Xique-Xique está representada pelo aglomerado de pontinhos situados na extremidade direita da foto.
Pois bem, o nosso Lago Ipueira tem um comprimento aproximado de 13 (treze) quilômetros e uma largura que varia de 350 metros, na parte mais estreita, entre a cidade e a Ilha do Gado Bravo e 1.200 metros na parte mais larga a uma distância de 4 (quatro) quilômetros da cidade.
Todo o Lago é formado por águas plácidas apropriadas à prática da vela ou mesmo para passeios em pequenos barcos a motor.
Nessa belíssima foto da autoria do nosso cinegrafista Édson Nogueira, podemos vislumbrar com toda a nitidez, a partir do Conjunto Residencial BNH, o Lago Ipueira contornando a cidade e, ao longe, do outro lado da Ilha do Gado Bravo, o caudaloso e pujante Rio São Francisco. Essa riqueza hídrica é inexcedível.
Cabe apenas aos xiquexiquenses despertarem para esse grande potencial econômico e de lazer que está bem defronte à sua cidade, apenas e infelizmente, escondido sob o famigerado PAREDÃO.

Poucas cidades do mundo dispõem de algo parecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário