domingo, 9 de janeiro de 2011

LUIZA PFAU EM XIQUE-XIQUE (BA).

VIAGEM PELO RIO SÃO FRANCISCO
A empresária paulista e desenhista de joias, LUIZA PFAU desceu o Rio São Francisco da nascente à foz e se deleitou com as diversas cidades ribeirinhas, cada uma com seus costumes e suas tradições.
No dia 20.10.2009, LUIZA aportou em Xique-Xique (BA) e, após a obtenção de várias fotos e de se encantar , emitiu, no seu blog, um longo e elogioso comentário sobre a cidade ribeirinha que estava visitando. Veja como ficou o honroso encantamento da empresária sobre o nosso torrão natal:
"Eu Adorei Xique Xique, primeiro passei três dias lá, pois tinham me dito que não era importante ir a esta cidade, tive que voltar a Barra e fiquei novamente em Xique Xique mais uma semana, e quase fico de vez.
Sempre me refiro a cidade como misteriosa, comparo cidades com pessoas, e vi Xique Xique assim: Culta, politizada, misteriosa, 'na dela'.
Conheci pessoas especiais lá, e quero voltar em breve.
Em Xique-Xique tem “Quase Tudo” que uma cidade precisa. Conserva e preserva o antigo. Ao mesmo tempo que constrói a nova cidade que vi está se desenvolvendo visivelmente.
É uma das cidades na qual eu moraria. Fui muito bem recebida. Comi o melhor surubim ensopado da minha vida, oferecido pelo Edson da FUNDIFRAN, fiquei hospedada na casa do Prof. Alfredo, tive conversas muito agradáveis com o agrônomo José Robsom, a artista plástica Aricélia, e ainda fiquei devendo várias vizitas e encontros, fica para quando eu voltar. De Carlinhos vou falar na postagem sobre a APA DA LAGOA DE ITAPARICA.
A cidade sentiu o fim da navegação como todas as outras, mas continua com o porto mais movimentado até aqui. Manteve o comércio bem ativo, e o seu povo educado. A grande feira semanal toma conta de quase toda cidade, recebendo gente dos municípios e povoados vizinhos para comercializar desde gado a ca
lcinhas.
O que mais chamou minha atenção foi a quantidade de pessoas bem informadas, ligadas no que acontece no mundo, politizadas e com iniciativa.
De Xique-Xique saiu uma expedição rio acima, bem antes de Dom Luiz Cappio, ainda nos anos 70.
Agora a cidade vai passar por grandes transformações com o agronegócio, é lá que está sendo construído o Baxio de Irece, que na verdade é de Xique –Xique.
A movimentação de mineradoras também é grande. A cidade inteira esta com hotéis lotados com pessoas de fora que ninguém sabe direito o que estão fazendo ou de onde vem. O que observei é que a quantidade de carros com placa de São José dos Pinhais e Curitiba – PA é quase tão grande quanto da própria cidade.

2 comentários:

  1. Muito grata Juarez pela postagem.
    Ai que saudades do meu Rio São Francisco.
    Atualmente em Alagoas, lá na foz, só vejo falta de água e de tudo que diz respeito ao rio.
    Para mim a viajem foi de total importancia, inclusive saiu uma reportagem na Revista CLAUDIA, agora em janeiro falando sobre o meu melhoramento com esta experiencia.
    Grande abraço...luisa

    ResponderExcluir
  2. Xique-Xique é realmente um paraíso, uma Cidade belíssima cheia de lindos lugares passei meus 15 melhores dias da minha vida em Xique-Xique realmente sensacional....

    ResponderExcluir