quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fato Histórico de Xique-Xique


ÍNCÊNDIO NA CÂMARA MUNICIPAL QUEIMA DOCUMENTOS IMPORTANTES– 1886 –

Os intermináveis conflitos políticos que se arrastavam desde o ano de 1866 com grandes prejuízos para o desenvolvimento econômico e social de Xique-Xique (BA), promovidos pelos “coronéis” que manipulavam a política local, culminou com um criminoso incêndio, no ano de 1886, promovido pelos contendores que além de causar irreparáveis danos materiais ao prédio onde funcionava a Câmara de Vereadores, destruíram preciosos documentos escritos, atingindo em cheio a História da Câmara Municipal, cujos livros de registros da vida da cidade foram irremediavelmente destruídos.
Os vereadores sem terem um local para se reuniram e tratar dos assuntos relacionados com as questões legislativas do Município, decidem enviar ao Presidente da Província da Bahia, um minucioso relatório narrando o fato na esperança de que essa autoridade estadual resolvesse a questão. Mas, nada conseguiram do Presidente da Província que deixou o cargo em julho de 1886.
O novo Presidente que assumiu em outubro de 1886, ao tomar conhecimento do expediente da Câmara Municipal de Xique-Xique e preocupado com a situação dos vereadores xiquexiquenses que, tudo indicava, não estava podendo exercer suas atividades legislativas por falta de local adequado, envia Ofício solicitando informações sobre as condições físicas e estruturais do imóvel que fora incendiado, tendo, os vereadores enviado em junho de 1887 o seguinte Ofício ao Presidente da Província da Bahia, Dr. João Capistrano Bandeira de Melo.
“Os incêndios feitos pelos desordeiros em 1886 queimaram os arquivos da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, o que impossibilita informar se o imóvel pertencia ou não à Câmara. Mas, como havia mais de cinqüenta anos que a Câmara Municipal de Chique-Chique usava o referido imóvel sem qualquer problema, logicamente que o mesmo lhe pertencia.”

Informações extraídas do livro: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique (História de Chique-Chique)", do nosso pesquisador e Professor CASSIMIRO MACHADO NETO






Nenhum comentário:

Postar um comentário