quinta-feira, 21 de abril de 2011

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS ENTRE NÓS




Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período.

Vejamos pois, a história de Jesus contada pelo Evangelista Marcos relendo o seu evangelho desde o domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa e hoje enfocando a quinta-feira, 5º dia da última semana.


I) Dia 21.04.2011 - QUINTA-FEIRA- MARCOS, 14: 12-16 - A PÁSCOA DOS JUDEUS


No primeiro dia dos pães ázimos, quando o cordeiro da Páscoa é sacrificado, seus discípulos lhe disseram: "Onde quereis que façamos os preparativos para comerdes a Páscoa?" Então ele enviou dois discípulos dizendo: "Ide à cidade, e um homem carregando um jarro d'água irá encontrar-vos; segui-no e, onde quer que ele entre, dizei ao dono da casa: "O mestre pergunta onde está o aposento no qual pode comer a Páscoa com seus discípulos?' Ele mostrará um salão no andar de cima, mobiliado e pronto. Fazei lá os nossos preparativos". Então os discípulos partiram para a cidade e encontraram tudo como ele havia dito; e eles prepararam a refeição de Páscoa.


- A Bíblia Sagrada;

- "A Última Semana", de Marcus J. Borg e John Dominic Crossan

Nenhum comentário:

Postar um comentário