terça-feira, 26 de abril de 2011

XIQUE-XIQUE (BA) E O LAGO IPUEIRA

O LAGO IPUEIRA



A cidade baiana de Xique-Xique, situada na margem direita do Rio São Francisco foi abençoada por ser banhada por um acidente geográfico fluvial conhecido como ipueira e que para todos os efeitos práticos funciona como um verdadeiro lago.

São poucas as cidades do mundo que podem contar com um lago nas dimensões do nosso LAGO IPUEIRA, que possue mais de 10 km de comprimento por uma média de 500 m de largura, de águas potáveis, não poluídas, e se não são cristalinas deve-se à cor avermelhada provocada pelas quedas das barrancas sãofranciscanas. Suas águas são plácidas e apropriadas à prática de qualquer esporte aquático, tais como vela, remo, esqui, pesca, etc. Nos primeiros meses do segundo semestre de cada ano os ventos fortes de agosto e setembro são mais do que suficientes para inflar as velas de qualquer barco que se disponha a singrar as suas águas calmas e profundas.

A partir desta semana o Blog Juarez Morais Chaves estará publicando fotografias do LAGO IPUEIRA, com o objetivo de divulgar a bela paisagem para os que não o conhecem e também estimular e motivar os nossos conterrâneos moradores de Xique-Xique para que comecem a pensar numa melhor utilizãção do nosso LAGO principalmente realizando atividades lúdicas que poderiam ser promovidas durante as importantes datas da cidade.

I) A foto ao lado é uma visão a partir do mercado do peixe onde floresce uma frondosa árvore nativa e de onde se tem uma panorâmica visão do porto fluvial da cidade e da intensa movimentação de barcas e paquetes transportando pessoas e mercadorias.

O comércio xiquexiquense é fortemente influenciado por esse movimento que se processa no porto facilitando a aquisição de produtos oriundas das mais diversas cidades ribeirinhas, dos Estados de Minas Gerais e Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário