segunda-feira, 11 de julho de 2011

Evangelho Dominical: São Mateus 13,1-23

PARÁBOLA DO SEMEADOR

O texto de hoje fala das dificuldades que a palavra de Deus encontrava nas comunidades cristãs primitivas e que encontra também nas dos dias atuais. A reduzida penetração do Evangelho no coração dos homens e das mulheres, a escassez dos frutos não depende nem da semente nem do semeador, mas da qualidade da terra.


"Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se à beira-mar. Reuniu-se a Ele uma tão grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda a multidão se conservava na praia. Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta. Aquele que tiver ouvidos, oiça!» Aproximando-se de Jesus, os discípulos disseram-lhe: «Porque lhes falas em parábolas?» Respondendo, disse-lhes: «A vós é dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não lhes é dado. Pois, àquele que tem, ser-lhe-á dado e terá em abundância; mas àquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas: pois vêem, sem ver, e ouvem, sem ouvir nem compreender. Cumpre-se neles a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis; e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo tornou se-duro, e duros também os seus ouvidos; fecharam os olhos, não fossem ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, compreender com o coração, e converter-se, para Eu os curar. Quanto a vós, ditosos os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo: Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver, e não viram, e ouvir o que estais a ouvir, e não ouviram.» «Escutai, pois, a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do Reino e não compreende, chega o maligno e apodera-se do que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe, de momento, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é inconstante: se vier a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra que, por isso, não produz fruto. E aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta.»

Um comentário:

  1. Não sei se pode me ajudar , sou do ramo CAMANDAROBA, apesar de não ter esse nome em minha geração , meu trisavô chamava-se FÉLIX NOGUEIRA CAMANDAROBA DE ANDRADE , o certo que ele casou-se com uma ex-escrava , ele era PERNAMBUCANO , e por este ato rompeu com sua família , o nome de minha trisavó era joana camandaroba , tiveram quatro filhos , sendo meu bisavô ÂNTONIO LUIZ CAMANDAROBA DE ANDRADE , ele perdeu-se da família por ter cometido um assassínio , vagou pela BAHIA, depois foi marinheiro mercante , viajando por toda AMÉRICA LATINA , o certo é que esta família camandaroba é tradicional na região do SÃO FRANCISCO , gostaria que a senhora checasse se somos ligados por laços parentais , no mas , um abraço forte !!!!

    ResponderExcluir