domingo, 11 de dezembro de 2011

Foto do Rio São Francisco: VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES


O VAPOR

Construído em 1913 nos Estados Unidos, foi adquirido na década de 1920 pelo empresário Júlio Guimarães que o batizou com o nome de Benjamim Guimarães em homenagem ao seu genitor. Por muitos anos o Benjamim Guimarães, navegou pelo Rio São Francisco, fazendo a rota de Juazeiro (BA) a Pirapora (MG), transportando cargas e passageiros por todo o vale sãofranciscano.
No início da década de 1980 a navegação do Rio São Francisco foi abandonada pelas nossas autoridades, o transporte fluvial entrou em franca decadência e as viagens de vapor tornaram-se cada vez menos frequentes.

No início dos anos 1990 o Vapor Benjamim Guimarães foi adquirido pela Prefeitura Municípal de Pirapora (MG) e passa quase 10 anos parado no porto da cidade.
Em 2004, o Benjamim Guimarães volta a navegar apenas para passeios de curta distância nas imediações de Pirapora, após passar por mais uma completa restauração. Em outubro de 2007, a Capitania dos Portos de Minas Gerais finalmente autoriza o Benjamim Guimarães, após minuciosa vistoria técnica, a realizar viagens de longa distância.

A foto é do tempo em que o Benjamim Guimarães navegava normalmente de Juazeiro a Pirapora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário