terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PESSOAS QUE FIZERAM XIQUE XIQUE (BA)

AMÉLIA MAGALHÃES E SILVA

A Sra. Amélia Magalhães e Silva nasceu no dia 02 de outubro de 1915, em Tiririca de Luizinho, município de Xique Xique (BA), filha de Francisco Peregrino de Souza e de Lídia Magalhães Souza. Pelo lado paterno, D. Amélia era descendente de Alberto Pires de Carvalho e da índia tapuia Felícia Pires de Carvalho, fundadores, no ano de 1725, da Fazenda Tiririca – atual cidade de Itaguaçu da Bahia. O genitor, Francisco Peregrino de Souza, era irmão de José Peregrino de Souza que foi prefeito de Xique Xique no período de 1955 e 1959.

D. Amélia fez o curso primário, entre 1923 e 1928, em Escola Particular nas localidades de Tiririca e Xique Xique e teve entre os seus professores a mestra Adelaide Natércia de Araújo Soares.

O primeiro emprego foi no cargo de auxiliar de escritório da sub-agência do Banco do Brasil, em Xique-Xique. Mais tarde ingressou no quadro de servidores públicos como serventuária da Justiça do Estado da Bahia onde exerceu a função de oficiala do Cartório do Registro de Imóveis e do Cartório de Títulos e Documentos em Xique Xique (BA).

D. Amélia Magalhães e Silva se casou com Demósthenes Barnabé da Silva, no dia 15 de junho de 1945, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Xique Xique (BA), em cerimônia celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos - "Padre Bastos’, de cuja união tiveram os filhos Terezinha Maria Magalhães Silva Alvim e José Magalhães Silva.

D. Amelia faleceu no dia 12.12.2011, aos 96 anos, na cidade de São Carlos (SP) onde residia com a a filha Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário