quinta-feira, 31 de maio de 2012

Baixio de Xique Xique (BA): TOMADA D'ÁGUA

(Continuação da matéria publicada no dia 25.05.12)
Informo aos seguidores e leitores deste Blog que a  população de Xique Xique (BA) não concorda com a denominação de BAIXIO DE IRECÊ dada ao Projeto de Irrigação que está sendo implantado no Município de Xique Xique (BA), local onde estão situados o BAIXIO e a ÁGUA necessários à existência do Projeto.
Denominá-lo de BAIXIO DE IRECÊ é uma falácia e acredito mesmo que os habitantes da cidade de Irecê (BA)  não devem sentir-se confortáveis com essa indevida denominação pois, sabem, mais que ninguém, que naquele Município não tem baixio, não tem água para irrigação e fica há mais de 100 km da margem do Rio São Francisco, local da tomada d'água.
Como acredito não serem eles os autores  da errada denominação e sim que tenha partido de algum técnico que desconhece a realidade dos fatos, bem que os habitantes da cidade de Irecê poderiam ser parceiros dos Xiquexiquenses nesse pleito de mudança do nome do Projeto para BAIXIO DE XIQUE XIQUE, a não ser que queiram compactuar com essa  usurpação.

         O  PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXIO DE XIQUE XIQUE

Inicialmente o Projeto de Irrigação Baixio de Xique Xique prevê a produção de abacaxi,  abóbora, algodão, banana,  cebola, coco, feijão, goiaba, limão, mamão, maracujá, milho, melancia, melão, pimentão, tangerina, tomate e uva.
Posteriormente novas culturas como café,   cana-de-açúcar e pinhão manso serão implementadas.
O Projeto prevê também sistema de produção baseado na caprinovinobovinocultura, consorciado a outras atividades complementares, tais como apicultura, fruticultura e avicultura.
Benefícios previstos quando da implantação do projeto conforme estudos: 180 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a conclusão do projeto que ainda está em fase de construção das etapas 1 e 2, sendo 240 mil pessoas serão beneficiadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário