sábado, 19 de maio de 2012

Foto Denúncia: A SECA EM XIQUE XIQUE (BA)

       A GRANDE SECA
Considerada a pior seca dos últimos trinta anos na Bahia, a falta de água está trazendo prejuízos para os pequenos agricultores na Região de Xique Xique (BA), situada na margem do Rio São Francisco.
Se na Sede do Município  a população, ainda não sente a falta de água, por ser banhada pelo grande Lago Ipueira, os demais xiquexiquenses que residem e produzem no interior do grande município baiano estão atravessando muitas dificuldades para manter vivo o pequeno rebanho bovino. A lavoura já perdeu totalmente e o gado está morrendo de fome. 
No momento já são 242 municípios  que estão atravessando situação de emergência e a seca é considerada a pior dos últimos 30 anos. Vinte  e seis cidades baianas já cancelaram as suas  tradicionais festas de São João, em solidariedade aos munícipes que estão sofrendo os rigores da seca. 
Em função, pois, desse grande sofrimento que estão atravessando os xiquexiquenses que não residem na cidade de Xique Xique, as nossas autoridades municipais não devem desperdiçar o grande numerário  gasto na festa da cidade, no próximo mês de junho, no pagamento de  diversos conjuntos musicais de Salvador que cada ano são convidados, E SIM UTILIZAR ESSA PEQUENA FORTUNA EM PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AOS ATINGIDOS PELA GRANDE SECA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE ADQUIRINDO CAMINHÕES PIPAS PARA MINORAR A SEDE DO POVO E DOS ANIMAIS.
Não é justo e muito menos honesto que enquanto a população no interior  esteja passando as maiores angústias com sede e com fome, outros xiquexiquenses que moram na Sede do Município esbanjem o dinheiro público em causa não nobre, como a comemoração de um aniversário da cidade. Esse tipo de gasto, supérfluo, só se justifica quando inexiste calamidade pública. Pelo contrário, estamos atravessando uma grande catástrofe e não podemos desperdiçar o escasso dinheiro do nosso pobre Município em festas, quando o se precisa é resolver a calamidade. 
Este ano, para comemorar o aniversário da cidade, basta uma Missa Ecumênica de Ação de Graças e alguns discursos políticos explicando ao povo o porquê de não se gastar tanto dinheiro com perfumarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário