sábado, 26 de maio de 2012

Jornais Xiquexiquenses: "A LUZ"


Xique Xique (BA), atualmente, é uma comunidade não afeita à leitura de jornais, revistas e outros periódicos. 
Às vezes digo, brincando, que Xique Xique (BA), deveria  estar participando do livro dos recordes, pois acredito que é a única cidade do mundo com uma população superior a 40 mil pessoas que não possui uma única banca de jornais e revistas.
A minha maior alegria vai ser publicar no Blog uma foto da primeira banca de revistas da cidade. 
Mas, nem sempre foi assim. Xique Xique foi uma cidade de pessoas letradas e chegou a possuir vários jornais ali editados.
Vejamos as reportagens, as notícias e as manchetes que foram publicadas por alguns desses noticiosos:

  Jornal "A LUZ",  na edição n° 19, de 03 de julho de 1932, estampa sua principal manchete com o título Estradas de Rodagem, com um artigo que apresenta em resumo a idéia central da matéria: Uma opinião sobre a ligação desta Cidade com Brotas de Macaúbas, atravessando Gameleira do Açuruá, Gentio do Ouro, Fundão, etc.
Outra reportagem com  título  "A Bahia Não é Também Brasil?",  do Governo Federal com relação ao envio de verbas. Diz a reportagem que os Estados do Sudeste têm prioridade e  o Governo se omite sobre os problemas dos nordestinos.
 No entanto, a primeira página do Jornal com o título "Como Vai Ser Solemnisado (sic) o CENTENÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE CHIQUE-CHIQUE." é a mais importante e lida pelos xiquexiquenses interessados que estão na famosa festa comemorativa que ai ser realizada naquele ano.
O primeiro parágrafo afirma:
Apesar do momento não ser oportuno, reina grande entusiasmo na população desta Cidade, que sem medir sacrifícios, está concorrendo para o realce da comemoração do centenário de Xique Xique.
Outas manchetes falam sobre o grande acontecimento:
"O União F. Clube, recentemente organizado, está à frente com um bom programa para encher a tarde de alegria (...); (...) com uma partida dos seus dois grupos denominados Botafogo e Ipiranga."
                    "O hipódromo tomará parte também inaugurando o seu campo nesta   tarde, com boas corridas."
E mais:
"O Grupo Dramático 6 de Julho solemnisará (sic) encenando o atraente drama  “O Filho Natural” e a engraçada comédia  “A Casa de Doidos”.
Informa o Jornal que no período de festas  haverá palestras, sessão especial preparatória a se realizar no palacete da residência do Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira; um desfile de cavaleiros representando todos os Distritos do município; um baile patrocinado pela Prefeitura Municipal a ser realizado em seus salões e discursos a serem proferidos pelos Drs. Vítor Farani, Promotor Público de Chique-Chique, Oscar Coelho de Aquino, Vanderlino de Souza Nogueira, Juiz Municipal de Açuruá; uma dissertação escrita pelo inteligente jovem Demóstenes Barnabé da Silva e o encerramento magno pelo Dr. Philemon Cecílio de Souza, Juiz de Direito da Comarca.
Após a  página dois que vem repleta com os anúncios comerciais, a página 3 tem  como sua principal matéria o agradecimento a algumas pessoas, feito pela diretoria do “Club Dramático 6 de Julho”  das contribuições em dinheiro, possibilitando-lhe participar de forma brilhante nos festejos do Centenário de Chique-Chique.
Em seguida a lista com os nomes dos colaboradores: coronel José de Souza Nogueira, coronel Francisco Xavier Guimarães, Gustavo Pinheiro de Alcântara, Dr. Philemon Cecílio de Souza, Dr. Vanderlino de Souza Nogueira, Dr. Vítor Farani, monsenhor Costa, coronel Hermenegildo de Souza Nogueira, coronel Lithercílio Batista da  Rocha, coronel Manoel Teixeira de Carvalho, Francolino José dos Santos, coronel Agrário de Magalhães Avelino, tenente Manoel Nunes Damásio, Laurindo  A. Roiz  Soares, José Custódio de Morais, João Batista Avelino, João Rodrigues Soares, Eusébio Ferreira de Brito, Manoel Custódio de Morais, João Xavier Guimarães, Luiz Alves Bessa, Valdemar Franca, João Ribeiro Cunha, Filadelfo Miranda, Vanderlino Moreira, Mariana Bastos, Júlio Afonso e Tiburtino Barreto.
Na página quatro o Jornal  apresenta  a diretoria do União Futebol Clube  assim composta: Presidente: Aurélio Gomes Miranda, Secretário: Rosentino Santos, Tesoureiro: Olímpio Bastos, Orador: Dr. Vanderlino Nogueira, Diretor: João Xavier Guimarães.
Em seguida vem a data (29.06.1932) e a comissão Bartolomeu Moraes, João Batista Avelino e Edmundo Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário