domingo, 24 de junho de 2012

BAIXIO DE XIQUE XIQUE: O PROJETO





Informo aos seguidores e leitores deste Blog que a  população de Xique Xique (BA) não concorda com a denominação de BAIXIO DE IRECÊ dada ao Projeto de Irrigação que está sendo implantado no Município de Xique Xique (BA), local onde estão situados o BAIXIO e a ÁGUA necessários à existência do referido Projeto.
Denominá-lo de BAIXIO DE IRECÊ é um grande engano e, acredito, mesmo, que os habitantes da cidade de Irecê (BA)  não devem sentir-se confortáveis com essa indevida denominação pois, sabem, mais que ninguém, que naquele Município não tem baixio, não tem água para irrigação e fica a uma distância de mais de 100 km da margem do Rio São Francisco, local da tomada d'água.
Como acredito não serem eles os autores  da errada denominação e sim que tenha partido de algum técnico que desconhece a realidade dos fatos, bem que os habitantes da cidade de Irecê poderiam ser parceiros dos Xiquexiquenses nesse pleito de mudança do nome do Projeto para BAIXIO DE XIQUE XIQUE, a não ser que queiram compactuar com essa  usurpação.

                                  PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXIO DE XIQUE-XIQUE (BA)

                  A área total do Projeto é de  95.119 ha, devendo ser utilizada na irrigação 58.659 ha, divididos em lotes para pequenos produtores. A implantação do Projeto está prevista para ser feita  em 9 etapas, assim distribuídas: 1ª etapa: 4.723 ha (em implantação); 2ª etapa: 5288 ha (em implantação); 3ª Etapa: 4.834; 4ª Etapa: 4.480 ha;  5ª Etapa 6.137 ha;  6ª Etapa 6.315 ha;   7ª Etapa  6.542 ha;  8ª Etapa 7.640 ha;  9ª Etapa 12.700 ha.
                   A Reserva ambiental total prevista no Projeto é da ordem de 192.566 ha

                 Canal de aproximação: trecho inicial comum aos módulos 1 e 2, com 160 m de extensão e vazão de 67,0 m3/s; trecho posterior para atender ao módulo 1 com 247 m de extensão e vazão de 11,2 m3/s.
                A Estação de Bombeamento Principal (EBP),  para atender o módulo 1 está projetada para uma vazão de 10,65 m3/s com 3 conjuntos motobombas de 3,55 m3/s cada. 
               A Estação de Bombeamento para atender aos módulos 1 e 2 está em fase de estudos e planejamento.
                   Culturas principais que serão implantadas na área do  Projeto: abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açúcar, cebola, coco, feijão, goiaba, limão, mamão, maracujá, milho, melancia, melão, pimentão, tangerina, tomate e uva, café, cana-de-açúcar e pinhão manso.

                Outras atividades: O Projeto prevê também um sistema de produção baseado na caprinovinobovinocultura, consorciado a outras atividades complementares, tais como apicultura, fruticultura e avicultura.
           Benefícios previstos:  quando da conclusão do Projeto serão criados  180 mil empregos diretos e indiretos e beneficiadas 240 mil pessoas.

                Estágio atual:
                 Etapa 1ª - 4.723 ha:  as obras civis estão concluídas. As adutoras e estações de bombeamento de pressurização encontram-se em fase de montagem. Esta etapa destina-se a pequenos e médios produtores.
 O canal principal (CP-0) está concluído até o km 13. Do km 13 ao km 27, as obras estão em fase de conclusão, e do km 27 ao km 42, as obras estão em implantação. Este canal é responsável pelo abastecimento das etapas 1 e 2 que estão em implantação.
                Etapa 2ª - 5.288 km: será abastecida pelo canal CP-0 no trecho em fase de conclusão. Essa etapa será destinada a lotes empresariais e está com as adutoras em fase de aquisição e montagem.

A Estação de Bombeamento Principal teve sua primeira fase de implantação das obras civis concluídas, assim como a montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos. A segunda fase de implantação ainda deverá ser objeto de estudos a serem executados.
                   Etapa 3ª - 4.843 km:  deverá ser a próxima etapa a ser implantada.


Ocupação agrícola:


I)       Atualmente existem 282 hectares com tomadas d´água na porta de cada lote (47 lotes necessitando apenas do desmatamento e demais serviços agrícolas).
II)      A programação para 2010 é de mais 1.200 hectares, também com água pressurizada na porta do lote, para o mesmo público;
III)   Hoje tem-se água disponível para irrigar 1.470 hectares de Superfície Agrícola Útil (SAU). Em 2010 mais 3.253,10 hectares já contarão com disponibilidade hídrica.
IV)    Em meados de 2011 está programado a disponibilidade de água para 20.000,00 hectares.

LOCALIZAÇÃO
O Projeto Baixio de Xique Xique está localizado a cerca de 500 Km de Salvador, no trecho final do médio São Francisco, nos Municípios de Xique Xique (BA) e Itaguaçu da Bahia, sendo que a tomada d'água fica situada no município de Xique Xique (BA), no Distrito de Boa Vista.

ACESSO

O acesso ao projeto se dá através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana e, também por uma estrada estadual que sai diretamente da cidade de Xique Xique (BA) para o  distrito de Boa Vista, que por sua vez interliga-se à malha viária nacional através da BR-116.


CANAL PRINCIPAL
O Canal Principal tem uma extensão total de 84 km e a implantação do arranjo de obras foi prevista para execução em Etapas, sendo que a primeira corresponde à tomada d’água junto ao Rio São Francisco, no Município de Xique Xique (BA) e parte do Canal Principal com uma  extensão de 27,92 Km.


INFRA-ESTRUTURA
É composta pelos seguintes Sistemas: 1) Sistemas de captação de água no Rio São Francisco; 2) Sistema de condução de água ao longo do perímetro;  3) Sistema de drenagem; 4) Sistema viário; 5)  Sistema de distribuição elétrica.

OBJETIVOS DO PROJETO
1) Fixar o homem a terra; 2) Aumentar a produção agrícola;  3)Aproveitar terras férteis; 4) Tornar as terras produtivas com a irrigação; 5) Incentivar a implantação de agroindústrias;



                                                     USO DAS TERRAS

Área Irrigável 4.723,10 ha
Áreas Inaptas para Irrigação 1.792,70 ha
Áreas para Infraestrutura 333,30 ha
Área de Reserva Legal 3.345,20 ha
TOTAL DA 1ª  ETAPA: 10.194,30 HA

PARCELAMENTO DO PROJETO

Pequeno Produtos:  282.00 47 ha
            Médio Produtor:          1.460,90 45 ha
Grande Produtor           2.980,20 25 ha
_________________________________________
TOTAL DA 1ª ETAPA:  4.723,10 117

                               OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

O Projeto prevê sistema de produção baseado:
Ovinocaprinocultura associado as outras atividades complementares tais como:
Apicultura;
Fruticultura;
Avicultura.


GERAÇÃO DE EMPREGO DIRETO

Agricultura: 24.375 empregos;
Produção Agrícola: 3.321 empregos nas atividades de apoio;
Produção Perímetro: 382 empregos nas atividades de apoio;
Centro de Serviços: 6.709 empregos.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Instalação de viveiro de mudas para produção de 10.000 unidades de espécies nativas da caatinga:Aroeira;Angico;Ipê;Catingueira;Umburana de Cheiro.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, visando a recuperação dos locais utilizados para retirada de material mineral para construção do Canal Principal.

Palestra com os trabalhadores sobre Preservação da Flora e Fauna Local e conscientização Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário