quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pessoas Ilustres de Xique Xique (BA): Dr.Clodoaldo Avelino


Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino

No dia 23 de janeiro de 1899 nasceu em Xique Xique (BA) o Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, filho do Cel. Agrário de Magalhães Avelino e de Francisca de Magalhães Avelino.
Dr. Clodoaldo era afetuosamente conhecido por todos, familiares e amigos,  como Dr. Dozinho.
O seu genitor, Cel. Agrário de Magalhães Avelino foi intendente em Xique Xique (BA) no período de 1922 a 1926.
 Após concluir o equivalente ao curso Primário, no ano de 1909, em Xique Xique (BA), na escola Isolada estabelecida na sala da própria residência da Professora Josefina, foi encaminhado pelos pais para Salvador (BA),,onde fez o curso Ginasial no Colégio Carneiro Ribeiro e o Curso Colegial, no Colégio Ipiranga, tendo ingressado na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se, como o primeiro médico de Xique Xique (BA), no ano de 1924, com especialização em oftalmologia e otorrinolaringologia, tendo, além  de médico, exercido  ainda as funções de professor e militar. 
Fundou em Xique Xique (BA) o Centro Espírita Agostinianos, a Escola José Petitinga e o Hospital Ana Avelino – hoje extinto. 
Trabalhou como médico em Xique Xique (BA), Barreiras (BA), Januária (MG) e Belo Horizonte (MG), onde fixou residência em definitivo.
Nessas cidades exerceu a medicina em carater voluntário e gratuitamente junto à população mais humilde
 Participou, em dezenas de localidades brasileiras, de grande número de congressos e conferências e recebeu diversos títulos e honrarias.
Doutor Dozinho casou-se em primeiras núpcias com a Sra. Adelaide de Campos Avelino e ao ficar viúvo casou-se em segunda núpcias com a Sra. Honorina Xavier Avelino. Não tiveram filhos. 
Doutor Dozinho faleceu no dia 13 de setembro de 1985, aos 86 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte (MG), onde foi sepultado. 
Naquela data  o Prefeito Municipal de Xique Xique (BA), Sr. Carlos de Souza Santos decretou luto oficial por três dias. 
No dia 23 de janeiro de 1999, data do centenário do seu nascimento a Câmara de Vereadores de Xique Xique (BA) homenageou-o  com a colocação do seu nome numa rua do  bairro Polivalente, zona leste da cidade e um busto seu na Praça Allan Kardec.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique (História de Chique-Chique)", de Cassimiro Machado Neto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário