quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Xique-Xiquenses Ilustres: JOÃO BATISTA AVELINO

O Sr. JOÃO BATISTA AVELINO NETO, nasceu em Xique-Xique no dia 27 de março de 1903, filho do coronel Agrário de Magalhães Avelino, que foi Intendente Municipal no período de 1912 a 1916 e de D. Francisca Olinda de Magalhães Avelino.  Era bisneto do Coronel João Batista Avelino,  Major da Guarda Nacional e vereador da Câmara Municipal de Xique-Xique em inúmeras legislaturas, durante o século XIX.
Na juventude, ‘JANJÃO", como a família e os amigos o chamavam, foi um grande incentivador e  jogador de futebol na cidade e o seu time está registrado na foto mais antiga desse esporte em Xique-Xique.
No ano de 1946 foi um dos secretários do  Prefeito Municipal Adão Bastos.
O Sr. João Avelino foi na verdade um grande empresário, tendo atuado com sucesso nas atividades de  agropecuarista e  comerciante.
Casou-se com a Sra.  Belinda de Carvalho Avelino e  dessa união tiveram  cinco filhas: Francisca Avelino Pinto, Maria Helena Avelino Vieira, Sílvia Avelino Fleury, Ivone Avelino Viana e Zélia Avelino Novais.
O Sr. João Batista Avelino (neto), ou simplesmente ‘Janjão’, faleceu no dia 22 de abril de 1989 e  está sepultado no cemitério central da cidade.
(193)

Nenhum comentário:

Postar um comentário