sábado, 9 de março de 2013

Árvores da Caatinga: O JUAZEIRO

O JUAZEIRO, cujo nome botânico é  Ziziphus joazeiro Mart, é uma árvore  de 4 a 12 metros de altura que ocorre no Nordeste e Norte de Minas Gerais. É considerada uma planta endêmica da caatinga.
Planta sempre verde, exclusiva da região semi-árida, seu  profundo sistema radicular lhe permite retirar água do subsolo durante o período de estiagem.
Propaga-se por semente,  brotação do toco ou rebentação da raiz.
Sua madeira, que contém  grande quantidade de celulose e lignina,  é muito empregada nas construções rurais, mourões, estacas, cabos de ferramentas e carvão.
O fruto é comestível, saboroso e rico em vitamina C e pode ser feito um vinho tipo moscatel.
Na medicina caseira, a infusão das folhas, a entrecasca  do tronco são muito utilizados. Também muito utilizada na medicina veterinária popular.
É uma planta ornamental, é uma restauradora de florestas,  suas flores são muito utilizadas pela abelhas para o fabrico de mel e suas folhas, com alto teor de  proteínas, muito utilizadas como ração animal.
O JUAZEIRO é uma das plantas símbolos da Caatinga. A lenda sertaneja assegura que ele vive vários séculos, espalhando benefícios e enfeitando a terra.
Fonte: "Caatinga - árvores e arbustos e suas utilidades", de GERDA NICKEL MAIA,
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário