segunda-feira, 29 de abril de 2013

Intendentes e Prefeitos de Xique-Xique BA: INTENDENTE GUSTAVO DE MAGALHÃES COSTA.

O primeiro Intendente Municipal de Xique-Xique (BA), foi o coronel Gustavo de Magalhães Costa, que governou o município no período de 15 de dezembro de 1889  a 10 de abril de 1890, nomeado que fora  pelo Governador da Bahia, Dr. Manuel Vitorino Pereira.
Para ajudar na administração do Município foram nomeados, também, os seguintes  conselheiros municipais  que assumiram no dia 15 de dezembro de 1889 e permaneceram nos cargos até o dia 28 de março de 1892: coronel Francisco Martins Santiago, coronel Antônio da Silva Paiva, coronel Romualdo da Cruz, coronel Joaquim de Figueiredo Rocha e coronel Arlindo Sancho da Franca.
Muita coisa precisava ser feita  em todos os setores na do Município nos distritos e nos povoados pelo Intendente mas este não teve tempo e nem dinheiro.
As brigas e fortes desavenças políticas, bem como  as agressões às pessoas e ao patrimônio cultural começaram desde os primeiros anos após a criação do Município de Xique-Xique no ano de 1832.
Todavia, o  problema mais urgente constatado pelo novo Intendente  era a reconstrução do edifício sede do Paço Municipal, que abrigava a Intendência Municipal, o Conselho Municipal, o Poder Judiciário – pois Xique-Xique era sede de Comarca desde 1857 –, além da Delegacia de Polícia e da Cadeia Pública. 
O velho prédio da Prefeitura, desde o ano de 1832,  abrigava a Câmara Municipal, a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública.
A partir do ano de 1857 com a criação da Comarca os Magistrados e Promotores de Justiça precisaram também de um espaço para ali desempenhar suas tarefas.
A partir de 15 de dezembro de 1889, no mesmo prédio do Paço Municipal, se instalou a sede da Intendência Municipal, no que pese o velho  edifício do Paço Municipal se achar em precárias condições físicas e arquitetônicas.
Por tudo isso, mesmo sem os recursos necessários, o  Intendente  coronel Gustavo de Magalhães Costa,  resolveu reconstruir o edifício da Prefeitura usando seu prestígio e sua força política dentro dos antigos membros do extinto Partido Liberal e do grupo de correligionários ricos que o acompanhavam e o apoiavam e no meio de alguns amigos negociantes e fazendeiros apolíticos.
Apesar do grande esforço dispendido, mas em função do curto mandato e dos poucos recursos financeiros do Município, os trabalhos de recuperação do prédio da Prefeitura foram de pouca monta, ficando para o seu sucessor dar prosseguimento a essa obra tão importante. 
Deve ser registrado, contudo que o nosso primeiro Intendente,  o coronel Gustavo de Magalhães Costa, levando-se em conta as circunstâncias de momento fez muito além do que lhe era possível fazer. Principalmente se levarmos em conta a situação desfavorável dos recursos financeiros do Município.
 

161 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário