sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aconteceu em Xique-Xique BA, no século XIX - PEPITAS DE OURO NA SERRA DO AÇURUÁ

No dia 08 de agosto de 1837 (cinco anos após a emancipação de Xique-Xique),  o presidente da Província da Bahia Dr. Francisco de Sousa Paraíso ofíciou a Câmara Municipal da cidade indagando sobre a exploração das minas de ouro que estariam acontecendo na Serra do Açuruá e quais as providências tomadas para a cobrança dos impostos, vez que essas terras pertenciam, na época, ao município do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique.
 O presidente da província da Bahia  afirmava, no Ofício, estar informado da extração de uma porção de ouro grosso nas minas da Serra do Açuruá, que pesou arrobas e pedaços diversos que pesaram libras.
A existência de ouro na Serra do Açuruá é fato notório, pois, ainda hoje, quando chove bastante naquela Serra  e os inúmeros riachos transbordam, a força das águas faz o cascalho fino se mover, o que ocasiona o aparecimento de pequenas pepitas de ouro, que muito contribuem para auxiliar os orçamentos domésticos dos garimpeiros que vão lá trabalhar e se aventurar.

60

Nenhum comentário:

Postar um comentário