sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jornais de Xique-Xique BA: "A LUZ" - 1ª Edição

         Logo que o periódico "A ORDEM" encerrou suas atividades no dia 20,12,1931,  outro semanário denominado "A LUZ", foi criado novo semanário, composto e impresso em Xique-Xique e, no dia 14.02.1932 circulou o primeiro número, tendo do Sr. Jaime Pucini como fundador e diretor-gerente.
        Nessa primeira edição o "A LUZ" traz uma reportagem  com o título "Garimpos de Açuruá" acerca da determinação governamental de suspender e proibir o garimpo manual, por ter o mesmo a intenção de passar a exploração dos garimpos da Serra do Açuruá para uma empresa multinacional explorá-los mecanicamente.
        Depois traz a matéria "Pela Rodovia", uma entrevista ´que o semanário fez com o  Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira, sobre a Estrada de Santo Inácio a Xique-Xique, tendo o prefeito declarado ter mandado construir um "mata-burro" na altura do quilômetro 7 daquela rodovia. O jornal enaltece a iniciativa do Executivo Municipal e formula votos de que sejam reiniciadas as obras de construção da estrada, paralisadas na altura do quilômetro 37.
       A página dois, é  reservada  para artigos assinados por simples abreviaturas preservando a verdadeira identidade dos colaboradores.                                           
        A página três, traz somente anúncios comerciais: "Livraria Rui Barbosa", do Sr. Olímpio Antunes Bastos; "Clínica-Médica"  do Dr. Oscar Coelho de Aquino; "Padaria Especial"  de D. Febronia Virgínia da Mata; "Loja Abrigo da Humanidade" do Sr. Lithercílio Baptista da Rocha; "Quereis Aprender Talhar?" da Sra. de Maria Alves Lopes; "Loja Popular"  do Sr. Aurélio Gomes Miranda.
A página quatro apresenta sua primeira reportagem com o título "Feliz Providência", trazendo as informações sobre a chegada a Xique-Xique de três indivíduos presos e acusados de assassinato e banditismo praticados no interior do município, tendo sido capturados no município de Barra. Chegaram pelo vapor "Djalma Dutra."
Com o título "Retiro das Filhas de Maria"  noticia  que no dia 07 de fevereiro último, às 07h00min horas da manhã, encerrou-se o evento referido, com a celebração de missa, pelo frei Elias, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. Participaram do retiro as jovens Virgínia Custódio Moraes, Nair Teixeira, Nilza Soares, Ariene Lustoza, Luzia Ferreira e Stela Peregrino.
Alguém que assina com as inicias K. D. escreve um artigo intitulado "Rabiscando", explicando porque foi criado o jornal A LUZ; com o título "Atenção", vem a informação de que o Sr. Tiburtino Barreto foi nomeado representante de uma companhia de seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário