sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jornais de Xique Xique (BA): "A LUZ" - Nº 2

        O periódico "A LUZ", em seu segundo número  de 21 de fevereiro de 1932, na 1ª página, apresenta a seguinte manchete : "Tolerância Prejudicial", longo artigo em forma de editorial, assinado pelo Sr.Jaime Pucini.
         Na página dois temos o tema "De Que Mais Precisamos", é uma pesquisa de opinião, feita pelo próprio jornal, para identificar quais as obras públicas municipais são as preferidas da população.    
      Arrisca-se a sugerir que a construção de um mercado municipal e a conclusão do muro do cemitério público, talvez, sejam as prioridades. 
      Traz, também o artigo  "Que Idéia!" comentando o carnaval que passou.
     A matéria "Salve 16 de Fevereiro", fala sobre o aniversário do major Sancho Ribeiro da Cruz, herói da Guerra de Canudos.
A página três é dedicada aos anúncios comerciais.
A pagina quatro traz a matéria  "O Centenário da Paróquia" que antecipa algumas informações sobre os festejos do centenário da cidade que irá acontecer no dia 06 de julho de 1932, data da emancipação política do município de Xique-Xique.
Em seguida vem o tema "Rabiscando" assinado por "K D", tecendo comentários a respeito dos garimpos. O tema a seguir é "Viajantes" que informa ter seguido para Juazeiro, pelo navio "Raul Soares", o Sr. Bartolomeu Custódio Moraes (Seu Lameu). Registra também que esteve em Xique-Xique o major Eliezer Leite, comerciante e fazendeiro em Santo Inácio.
Fonte: "Senhor do Bonfim e bom Jesus de Chique Chique", de Cassimiro Neto
357

Nenhum comentário:

Postar um comentário