sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aconteceu em Xique-Xique (BA), no seculo XX: RENÚNCIA DO INTENDENTE

No dia 25 de junho de 1918 o coronel Cyro de Medeiros Borges encaminhou ao Governador da Bahia Dr. Antonio Ferrão Moniz de Aragão seu pedido de afastamento do cargo de Intendente Municipal de Xique-Xique (BA), devido à enorme pressão que os seus adversários políticos lhe fizeram.
Os cinco membros do Conselho Municipal também renunciaram a seus cargos, em solidariedade ao coronel Cyro de Medeiros Borges. Todavia, o governador da Bahia Antonio Ferrão Moniz de Aragão aceitou o pedido de renúncia do intendente municipal coronel Cyro de Medeiros Borges, recusando a solicitação dos conselheiros.
Ato contínuo, no dia 03 de julho de 1918 o governador Antonio Ferrão Moniz de Aragão designou o nome do coronel Gustavo Pinheiro de Alcântara para o cargo de intendente municipal de Xique-Xique, em substituição ao coronel Cyro de Medeiros Borges.
Na solenidade de posse do coronel Gustavo Pinheiro de Alcântara, no dia 19 de julho de 1918, ele condicionou sua permanência por tempo indeterminado como Intendente Municipal de Xique-Xique, ao atendimento de algumas reivindicações em favor da população sofrida de sua terra.

Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chque" de Cassimiro Neto

247

Nenhum comentário:

Postar um comentário