sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aconteceu em Xique Xique no século XX: O INTENDENTE E A GUERRA




No quadriênio 1918-1922, era Intendente Municipal de Xique-Xique o Coronel Cyro de Medeiros Borges e nessa época estava acontecendo uma guerra fratricida do povoado de Canabrava do Gonçalo, município de Xique-Xique, com grande desgaste para a autoridade do Intendente.
A oposição pressionava  exigindo a renúncia do Intendente sob a alegação de que ele era o responsável  pela tragédia que estava acontecendo em Canabrava do Gonçalo,  tendo em vista a errada decisão de nomear  o Sr. Benjamim Pereira Machado e o Sr. Jovito Pereira Machado para o cargo de Subintendentes para aquele Distrito.
Em face disso os adversários políticos do Intendente programaram uma viagem à Salvador, na primeira semana de junho de 1918, a fim de denunciar o genocídio sofrido pelo povoado de Canabrava do Gonçalo.
No dia 25 de junho de 1918 o coronel Cyro de Medeiros Borges encaminhou ao governador da Bahia Dr. Antonio Ferrão Moniz de Aragão seu pedido de renúncia ao cargo de Intendente Municipal  o qual foi aceito, sendo, no dia  03 de julho de 1918, através de decreto,  nomeado o coronel Gustavo Pinheiro de Alcântara como novo Intendente Municipal em Substituição a Cyro Borges, tendo sido mantidos os 5 Conselheiros Municipais, representados pelos cidadãos: coronel Manoel Teixeira de Carvalho, coronel Joaquim Honorato de Souza, coronel Hermenegildo de Souza Nogueira, coronel Francisco Xavier Guimarães e coronel Francisco Dionísio dos Santos.

243

Nenhum comentário:

Postar um comentário