quinta-feira, 18 de julho de 2013

Jornais de Xique-Xique (BA): "A LUZ" - 6ª Edição

       A sexta edição do periódico "A LUZ", circulou no dia , edição n° 06, datada de 20 de março de 1932, e trazia como sua principal manchete de primeira página a matéria  "Trabalhemos", que conclamava o povo xiquexiquense ao progresso através do trabalho honesto.
   Nesse número retorna  o assunto "Garimpos do Açuruá" com a transcrição de um telegrama remetido pelo diretor de Terras e Minas do Estado da Bahia, Dr. Accyoli Ferreira, endereçado  coronel Renovato Barreto.
     Em seguida vem o assunto "Infanticídio", noticiando a posição do processo que uma senhora do distrito de Tiririca responde por ter a mesma cometido um infanticídio, assassinando o próprio filhinho recém-nascido.
  Termina esta página tem uma chamada intitulada "Açougue Público", que critica severamente quem abate e comercializa animais na cidade. Aponta várias irregularidades, entre elas a falta de higiene e a forma cruel como os animais são abatidos. Conclama a Prefeitura Municipal de Xique-Xique a tomar providências para que seja construído um abatedouro público higiênico e que ofereça aos animais uma morte mais suave.
     A página dois traz um artigo com o título "Perfil", subscrito por alguém que se auto-intitula de Príncipe Negro. Também traz dois anúncios comerciais e é fechada com uma crítica – "Suínos" – ao fato de porcos vaguearem pelas ruas da cidade sem que a fiscalização consiga fazer nada para acabar esta afronta.
    A página três apresenta dois temas de destaque:
        "Assustado": registrando uma animada festinha acontecida na residência do Sr. José Custódio de Moraes (Seu Zeca), em regozijo pelo regresso do filho Bartolomeu Custódio de Moraes. Toda a jovem elite xiquexiquense se fez presente no vasto salão do feliz casal Morais. Marcaram presença as jovens: Lita, Lozinha, Damares, Stela, Beleza, Florzinha, Hormezinda, Aurelina, Arabela, Albertina, Belinda, Belina, Nair, Adélia, Tunica, Maricola, Hilda, Angélica, Eunice, Josefa, Anerzina e Marionita entre outras.
        "Viajantes": informando a chegada, pelo  vapor "Wenceslau Braz" do conceituado negociante Bartolomeu Custódio de Moraes. A bordo da mesma embarcação chegaram também as jovens Yná e Yare, filhas de João José Campinho, negociante em Remanso. Acrescenta o colunista que as jovens seguiriam depois para Barra, onde estudam no Colégio Santa Eufrásia.
        Há ainda dois anúncios comerciais nesta página.
     A página quatro tem uma longa manchete e uma reportagem igualmente grande que trata das vitórias do time de futebol "Bahiano F. Clube" de Juazeiro (BA), que  venceu o "Atlético" e o "Comercial"  e empatou com o "Estrada", na cidade de Pirapora MG.
       Informa ainda o mesmo artigo que "Bahiano F. Clube",  a bordo do vapor "Cleto Campelo"  fez escala em Xique-Xique, no  dia 05 do corrente, com destino à cidade mineira de Pirapora, onde fora disputar três partidas amistosas.
Os resultados dos três jogos amistosos foram: Bahiano 2  x Atlético  0;    Bahiano 3  x  Estrada  3;    Bahiano  1  x  Comercial  0.
     Outro assunto da página é "Pela Matriz", que anuncia a encenação de uma peça teatral, dia 26 de março corrente, com o título "O Primo da Califórnia", por um grupo de distintos jovens atores amadores de Xique-Xique, cuja renda seria  revertida em favor das obras da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. 
     Com o título "Asseio das Ruas", o jornal informa que o Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira irá tomar providências no sentido de dar uma limpeza geral nas ruas da cidade. 
     Depois vem o assunto "Semana Santa", com o programa oficial das comemorações do tradicional evento da Igreja Católica.
Fonte: "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique" de Cassimiro Neto
361 

Nenhum comentário:

Postar um comentário