segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ruas da cidade de Xique-Xique (BA): PRAÇA D. MÁXIMO


Pr. D. Máximo no início da década de 1950
A Praça Dom Máximo existe desde o início da fundação de  Xique-Xique tendo sido o  primeiro espaço público da cidade. O nome de Praça
Dom Máximo foi outorgado por decreto de 06 de julho de 1932 pelo Prefeito Municipal coronel José de Souza Nogueira (1930-1934), em homenagem a um sacerdote xiquexiquense que se tornou bispo em uma cidade do Maranhão.
Pr. D. Máximo, na cheia de 1949.
Mas, até o ano de 1955, era uma grande praça em nenhuma melhoria, totalmente sem pavimentação.
     Logo que assumiu a Prefeitura de Xique-Xique o Sr. João Rodrigues Soares (1951/1955) - 2º Prefeito eleito -  mandou sua equipe de trabalho elaborar um projeto de urbanização da Praça Dom Máximo que se encontrava abandonada, invadida por animais domésticos que ali tranquilamente pastavam.
    Concluído o projeto   foi encaminhado à Câmara Municipal, recebendo o nome de Decreto nº 05 em 03 de julho de 1953, que, aprovado permitiu ao prefeito João Rodrigues Soares a execução de um jardim na Praça D. Máximo para que a população ali pudesse desfrutar do local.
Pr. D. Máximo ajardinada - 1955
A partir da inauguração das benfeitorias da Praça Dom Máximo, a população da cidade de Xique-Xique e os visitantes gastavam as horas de ócio desfrutando a beleza e o aconchego que desejavam, encontrando-se para jogar conversa fora, namorar e saber as novidades. 
      A Praça D. Máximo é o centro histórico da cidade e por isso, semanalmente, o Blog Juarez Morais Chaves estará   divulgado fotos dessa bela Praça.  

Pr. D. Máximo nos anos 1990
 

Vista aérea da Pr. D. Máximo


Pr. D. Máximo - Casario do lado norte.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário